Saúde física e mental: entenda a sua importância na educação infantil
Construindo bases sólidas para o crescimento saudável das crianças
Se você é pai ou mãe, com certeza, preza pela saúde total dos seus filhos: tanto mental quanto física. E esse é um cuidado que você espera que a instituição de ensino do seu filho também tenha.
Neste post, você entenderá qual a real importância da saúde física e mental dos estudantes do Ensino Infantil, Ensino Fundamental Anos iniciais e outras classes, bem como qual o papel da família e da escola para promover esses aspectos nas crianças durante o período na escola e em casa.
Qual a importância da saúde física e mental na escola?
Os cuidados com a saúde física e mental das crianças é de extrema importância para garantir que elas tenham um bom desenvolvimento em diferentes aspectos. Aquelas que não estão trabalhando a sua saúde corretamente podem ter problemas de desenvolvimento físico ou, até mesmo, sociais.
Por conta disso, é possível identificar crianças com sintomas de doenças muito conhecidas no mundo adulto, como depressão, ansiedade ou agressividade. Porém, quanto mais cedo se evitar o aparecimento desses problemas, mais saudável a criança será.
As habilidades socioemocionais das crianças precisam ser trabalhadas a todo tempo, desde a adaptação ao ambiente escolar, e não apenas em momentos específicos. A criança precisa ser estimulada frequentemente, pois só assim ela conseguirá aprender não somente o conteúdo, mas também entender a sua própria mente e o seu corpo.
Entretanto, caso a criança já apresentar sintomas de problemas físicos ou emocionais, é importante que a abordagem por parte da família e da escola seja mais direcionada, buscando-se entender as causas e como é possível tratar essa condição.
Quais os cuidados que a escola precisa ter com os estudantes para garantir a sua saúde física e mental?
Como explicamos, a escola precisa trabalhar a saúde física e emocional dos estudantes. Porém, quais as maneiras mais indicadas de se fazer isso? Veja, a seguir, algumas dicas que, aliás, utilizamos com nossos alunos da Escola Anchieta:
Incentivar as crianças a falar sobre seus sentimentos
Em primeiro lugar, é importante que as crianças tenham a escola como lugar na qual elas possam se expressar de diversas maneiras, incluindo expor os seus sentimentos. As crianças devem tanto tomar a iniciativa de conversar sobre esses assuntos quanto serem incentivadas pelos professores da maneira correta.
Ter cuidado com a alimentação das crianças
Falando em cuidados com o corpo, ter mais cuidado com a alimentação é importante para garantir que as crianças se desenvolvam física e mentalmente saudáveis. Por conta disso, oferece um cardápio nutritivo para os lanches e almoços realizados na instituição.
Qual o papel do psicopedagogo na educação?
Qual o papel do psicopedagogo na educação? O psicopedagogo é um profissional capaz de compreender o estudante para além do seu contexto escolar. Ou seja, o profissional entende que fatores como família, sociedade e a própria personalidade da criança podem influenciar no seu desenvolvimento escolar.
Portanto, o seu papel é ajudar, principalmente, aqueles estudantes que estejam passando por alguma dificuldade escolar, mas que, muitas vezes, não está atrelada ao seu interesse pela matéria, no entanto, atrapalha o seu processo educacional.
Na prática, o psicopedagogo pode desempenhar algumas funções na escola, como estimular uma postura transformadora de toda a comunidade educativa, buscando a inovação da prática escolar, bem como estimular interações interpessoais, para que a criança se sinta mais inserida no seu próprio processo educacional.
Outra atuação interessante do psicopedagogo está no reforço da parceria entre escola e família, em que o profissional entende que a criança precisa se sentir acolhida e se desenvolver nesses dois ambientes para poder crescer de maneira saudável.
Quais os benefícios da terapia?
Apesar de os adultos já compreenderem os benefícios da terapia, levar as crianças regularmente ao psicólogo pode ser bastante benéfico para o seu desenvolvimento como pessoa e como estudante. Veja, a seguir, algumas das vantagens:
Melhora o rendimento escolar
Uma das primeiras vantagens é, justamente, melhorar o desempenho escolar. Afinal, a terapia ajuda a fazer com que a criança libere desconfortos e problemas que esteja passando na escola e, assim, encontre as melhores soluções para eles.
Aumenta a concentração
Outra vantagem é o aumento da concentração. A criança consegue entender e controlar melhor os seus sentimentos e pensamentos, propiciando períodos de concentração mais produtivos enquanto assiste às aulas ou faz as suas tarefas.
Diminui a ansiedade
A diminuição da ansiedade e irritabilidade também é consequência da terapia infantil. Durante as consultas, o profissional ajuda os pequenos a se expressar e controlar as suas emoções, desse modo, eles desenvolvem a sua autoconsciência emocional.
Resumindo: as saúdes física e mental são importantes para o desenvolvimento pleno das crianças. A escola e a família devem promover boas condições para que a criança possa aproveitar ao máximo essa fase.
Assim, ao entender a importância das saúdes física e mental para o desenvolvimento das crianças, é possível promover mudanças que ajudarão no seu crescimento, permitindo que elas tenham um melhor comportamento em casa e aprendam mais na escola.
Confira nosso blog no qual explicamos o que é o novo Ensino Médio, entenda mais e saiba o que muda e quais são os seus benefícios para a educação.