Estudar, trabalhar ou desenvolver um projeto: tudo isso exige concentração!

Aprenda técnicas que ajudam a manter o foco e a evitar dispersões

compreenda a importância da concentração ao estudar, trabalhar ou desenvolver projetos e explore dicas para aprimorar esse aspecto fundamental.

O que estudar, trabalhar, desenvolver um projeto ou fazer um grande cálculo têm em comum? A necessidade de concentração.

Manter o foco para desenvolver algumas atividades é essencial para que o resultado final seja positivo, mas muitas vezes não é fácil evitar as dispersões. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a manter o foco quando precisar:

  1. Aprenda a dizer “não”: no trabalho, você precisa de concentração para desenvolver sua atividade e manter sua produtividade alta, então é preciso dizer “não” e delegar tarefas quando necessário. Nos períodos letivos, muitas vezes é preciso renunciar a atividades de lazer, compreendendo que vale a pena manter o foco no objetivo maior.
  2. Defina seus objetivos do dia: estabeleça três objetivos para o seu dia, no trabalho ou nos estudos, e se empenhe em cumpri-los.
  3. Mantenha a disciplina: elabore um cronograma semanal de acordo com a sua demanda de trabalho ou de estudos. Mantenha a disciplina e siga esse cronograma.
  4. Evite a dispersão: desligue o celular e todos os alertas que chegam ao seu computador. Essa é uma forma de se manter focado nas tarefas.
  5. Faça pausas: fazer algumas pausas durante o dia no seu trabalho ou nos estudos ajuda a manter o foco nos momentos de atividade.
  6. Crie um ambiente favorável: separe e deixe por perto tudo o que você precisa para desenvolver sua atividade. Se houver barulho, use fones de ouvido e ouça músicas que agradam a você.
  7. Defina o horário que você mais rende: todos têm um período do dia em que rendem mais. Descubra qual é o seu e desenvolva nesse período as atividades que mais demandam concentração.

 

Essas são só algumas dicas para promover a concentração, pois cada um tem sua forma de se concentrar no que precisa. Compartilhe a sua e ajude seus colegas!

Precisa de ajuda?