Pós-graduação e MBA: Entenda quais são as reais diferenças

Veja agora:

desvende as distinções entre pós-graduação e MBA e escolha a melhor opção para seu desenvolvimento profissional.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto às diferenças entre a pós-graduação e o MBA. Ambos são formas totalmente distintas de qualificação  profissional. 

No entanto, para delinear bem o que é um curso de MBA e como ele se difere de uma pós-graduação, nesse artigo vamos discutir quais as principais diferenças entre eles e qual dos cursos é o ideal para seus objetivos profissionais. 

O que você vai ver neste post:

Vamos lá e boa leitura!

 

Qual a diferença entre a Pós-Graduação e o MBA?

Primeiramente, para que possamos entender melhor quais as diferenças entre MBA e Pós Graduação, devemos relembrar  a principal característica de cada um: o MBA é destinado a uma formação empresarial e executiva, enquanto que a Pós-Graduação é voltada para a especialização em uma determinada área de atuação.

De forma geral, ambos estão voltados para a formação de profissionais especializados, mas para que essas diferenças fiquem mais claras, vamos nos aprofundar um pouco mais em cada um dos cursos.

 

MBA

Para classificar o que é curso MBA de forma simples, basta saber que a sigla MBA significa “Master of Business Administration” (Mestre de Administração de Negócios). Basicamente, trata-se de um curso voltado para gestão administrativa e corporativa.

Assim, é um curso mais segmentado e destinado majoritariamente para gestores, empresários e executivos que buscam por atualização profissional. Pós Graduação 

A pós-graduação, no entanto, trata-se de um curso de grau acadêmico destinado à especialização profissional em áreas mais diversas.

Dessa maneira, ela é recomendada para qualquer profissional que tenha interesse ou necessidade de se aprofundar em seus conhecimentos, ampliar seu repertório e tornar-se mais relevante em sua área de atuação.

Lembrando ainda que a pós-graduação pode ser caracterizada como lato sensu ou stricto sensu:

 

Lato Sensu e Stricto Sensu

Os cursos  lato sensu e stricto sensu são voltados para o estudo especializado e com enfoque em conteúdos e questões mais específicas de acordo com a área de atuação escolhida, em diferentes graus de especialização e especificidade: o stricto sensu é ainda mais direcionado para nichos distintos da área e compreende os programas de mestrado e doutorado.

No caso do lato sensu, a duração mínima do curso é de 360 horas, e exige que o corpo docente seja formado por pelo menos 50% de mestres e doutores. Já nos cursos stricto sensu, a duração varia entre 18 e 42 meses e, nesse caso, os alunos dedicam-se à pesquisa acadêmica e à elaboração de teses, dissertações e artigos científicos. 

Ao fim do curso, o aluno recebe um certificado assim como em sua primeira graduação, mas agora concedendo o título de mestre ou doutor.

 

Qual o perfil dos alunos de Pós e MBA?

Agora que já entendemos qual a diferença entre MBA e Pós Graduação, é importante também considerarmos qual dos cursos pode ser melhor direcionado para você. Pois, isso é algo que vai muito além de uma questão de preferência, pois  tem tudo a ver com a forma que você queira alcançar seus objetivos.

Lembrando, um curso não é melhor do que o outro, ambos igualmente construtivos para sua carreira e para a evolução de seus conhecimentos. O que acontece é que eles são segmentados para fins específicos e é isso que você deve levar em consideração antes de iniciar seu curso. Dessa maneira, a escolha entre MBA ou Pós-graduação deve estar muito mais ligada à sua área de atuação e o que seria mais vantajoso de acordo com o momento do mercado de trabalho de hoje.

Se seu objetivo é o aperfeiçoamento de suas habilidades em sua área de atuação, uma pós-graduação seria a opção mais sensata. O  MBA, por sua vez, é mais indicado para  aqueles que estejam mais voltados para os negócios e para o mundo corporativo.

 

Escolhendo uma especialização

Munido de todas as informações que discutimos até agora, vamos discutir também alguns dos pontos a serem levados em consideração antes de iniciar qualquer um dos dois cursos.

 

Quais seus objetivos de carreira?

Entender bem seus objetivos profissionais pode te ajudar na hora de determinar qual dos cursos seria o ideal para o seu caso. Para tanto, é necessário autoconhecimento e manter os pés no chão para estabelecer suas metas no que diz respeito à sua carreira.

Tendo isso em mente, traçar um plano de ação será muito mais fácil e ainda ajudará na hora de escolher definitivamente qual o curso ideal para você.

 

Fique de olho no mercado de trabalho

Esse é um ponto de extrema importância, pois o mercado de trabalho de hoje está constantemente evoluindo e se transformando.

Portanto, é importante que você esteja antenado   sobre o cenário atual e como um curso de capacitação pode influenciar em sua área de atuação. 

Mantenha-se sempre bem informado e atualizado sobre as mudanças do mercado e isso lhe ajudará a tomar decisões mais assertivas quanto ao seu futuro profissional.

 

Investimentos e custos

Outro fator importante é a escolha da instituição de ensino. Conheça bem suas opções e saiba o que elas têm a oferecer para que sua formação seja a mais completa possível.

Lembre-se de valorizar o seu investimento, tanto de tempo quanto de dinheiro. Por isso, esteja sempre atento à qualidade de ensino das instituições que esteja cogitando ingressar.

 

Mantenha-se motivado

Antes de fazer qualquer escolha, certifique-se de que esse seja o momento certo para você, tanto nos âmbitos pessoais quanto profissionais.

Essa é uma decisão que irá impactar consideravelmente em sua vida daqui para frente,  e é justamente por isso que estar emocionalmente disposto para encarar esse novo desafio é importante.

 

Por que fazer uma das capacitações é tão importante hoje?

Como citamos anteriormente, com o mercado cada vez mais competitivo de hoje, há uma necessidade constante de se aprimorar e de se reinventar como profissional para se destacar em sua área de atuação.

E é justamente por esse motivo que uma especialização, seja uma Pós ou um MBA, é tão relevante nesse momento, já que é por meio desses cursos que você pode desenvolver conhecimentos técnicos e competências essenciais em sua área, se diferenciando de outros candidatos e se destacando no mercado de trabalho.

Lembre-se, um profissional que se mantém atualizado é mais valorizado e, por consequência, estará mais aderente às melhores oportunidades do mercado,  que, além do retorno financeiro, também possibilita  uma carreira de sucesso. 

Para ficar por dentro das tendências do mercado, saber mais sobre cursos de Pós-graduação e MBA e como se preparar para uma jornada acadêmica e  profissional mais construtiva, visite nosso blog e conheça nossas outras postagens.

Precisa de ajuda?