O que é o novo Ensino Médio? Entenda mais e saiba o que muda

Uma visão aprofundada sobre as transformações na educação secundária

desvende as mudanças e novidades do novo Ensino Médio, compreendendo como essas transformações impactam a educação dos estudantes.

Recentemente, os jovens brasileiros em idade escolar foram surpreendidos com o Novo Ensino Médio, um modelo diferente do tradicional criado com o intuito de possibilitar um ensino personalizado, de acordo com aptidões.

Em 2021, estudantes da primeira série do Ensino Médio de escolas públicas e particulares em todo o país já começaram a ter acesso a esse novo modelo de ensino.

Assim, vamos entender melhor o que mudou no ensino curricular dos jovens?

Separamos, neste conteúdo, as principais informações sobre a mudança, seus impactos e aplicações práticas.

Confira neste blog:

Boa leitura!

Qual o motivo da reestruturação?

Segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020, somente 65,1% dos brasileiros concluíram o Ensino Médio na idade esperada. Ou seja, boa parte dos estudantes será afetada de maneira negativa durante o processo e poderá atrasar os estudos.

Os motivos podem incluir razões diferentes, como o abandono escolar e reprovações, que causam uma distorção entre a idade e a série adequada para esses estudantes.

Sabendo disso, um novo modelo começou a ser estudado para que esse percentual cresça e os estudantes tenham mais incentivo para continuar estudando.

Assim, o Novo Ensino Médio passa a ser mais interessante, além de possibilitar uma formação técnica, visando a preparar melhor os estudantes para o mercado de trabalho e entregar a esses jovens mais chances de sucesso.

Quais são as novas matérias no novo Ensino Médio?

Além das disciplinas da Base Nacional Comum, tornam-se parte do currículo as disciplinas eletivas, os itinerários formativos e as disciplinas técnicas, ou seja, os estudantes contribuem para a sua grade curricular de acordo com aptidões e objetivos profissionais.

Quais são as principais mudanças estipuladas?

Na prática, o que é o Novo Ensino Médio?

 Confira, abaixo, 4 mudanças significativas do novo modelo de ensino e entenda o seu impacto para milhares de jovens.

1. Os itinerários formativos

O itinerário formativo é o novo método escolhido para oferecer aos estudantes um ensino amplo, com ênfase nas áreas de conhecimento.

Na teoria, existem alguns caminhos a serem seguidos pelos estudantes: 

  • Ensino técnico;
  • escolha de itinerários específicos de determinada área do conhecimento: linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e sociais e matemática;
  • modelo de ensino integrado, combinando mais de uma área de conhecimento.

Na prática, essas opções vão variar de acordo com a disponibilidade da instituição de ensino escolhida.

2. Projeto de vida

O que já existe em escolas de horário integral, agora, estende-se também ao novo Ensino Médio como um todo. 

O Projeto de Vida se refere a momentos em que o estudante, junto aos educadores, pode refletir sobre suas aspirações de futuro, entender como ele enxerga o mundo e seu papel na sociedade. 

Esses momentos são importantes para que jovens possam entender melhor o caminho a ser traçado, facilitando a escolha dos seus itinerários formativos.

3. Carga horária

Ao longo dos três anos dedicados ao Ensino Médio, a carga horária sofrerá uma alteração, indo de 2400 horas para 3.000 horas. 

60% desse total serão dedicados, normalmente, às matérias da Base Nacional Comum Curricular. Os outros 40% serão dedicados aos itinerários formativos, novidade nas salas de aula.

Assim, temos um calendário letivo que precisa contemplar: 

  • Humanas e sociais aplicadas;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Formação técnica e profissional. 

Para muitos, essa formação profissional é a mudança mais esperada. Entenda, abaixo, como serão estruturadas as aulas!

4. Diploma técnico

O intuito do Ensino Médio Integrado ao Técnico é expandir sua função e entregar, também, uma formação técnica e profissionalizante. 

Então, ao final desse período, os estudantes recebem não só o diploma de conclusão do Ensino Básico como também o diploma de formação técnica.

Esse diploma é resultado das aulas realizadas ao longo dos 3 anos.

Conclusão

Apesar de se tratar de uma formação mais robusta, o objetivo é que os estudantes enxerguem, no Ensino Médio, uma forma de alcançar seus propósitos profissionais e de vida.

Para milhares de estudantes, a possibilidade de conseguir uma formação cedo é uma maneira de se ter mais chances de conseguir um emprego para ajudar dentro de casa.

Para aqueles que pretendem prestar vestibular tradicional ou fazer ENEM, esse novo ensino desenvolve habilidades e competências contempladas na BNCC e fundamentais para o sucesso em avaliações externas. 

Sabendo que o Ensino Médio pode ser uma fase difícil por conta não só da complexidade, mas também da carga horária puxada, criamos um conteúdo muito legal para ajudar nos estudos.

Precisa de ajuda?