Iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde
Há alguns anos, mais especificamente em outubro de 1998, nos Estados Unidos, surgiu uma campanha local de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, e esse mês foi nomeado de Outubro Rosa. Essa boa iniciativa se espalhou pelo país ao longo dos anos seguintes e também atingiu outros países e continentes.
No Brasil, o primeiro evento do Outubro Rosa aconteceu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera ficou totalmente coberto por uma luz rosa. A partir desta iniciativa, começaram a surgir em todo o país movimentos que procuram alertar os brasileiros a se prevenirem das doenças que causam mais mortes no país.
A ideia de colocar cores nos meses é uma ótima forma de atingir vários públicos, de diferentes idades e regiões. Mas você conhece a cor e o que ela significa em cada mês do ano?
Janeiro Branco
O primeiro mês do ano é dedicado à saúde mental. Várias ações buscam incentivar a população a procurar a ajuda de psicólogos, psiquiatras e grupos de apoio para a solução de problemas como depressão e ansiedade.
Fevereiro Roxo
Fevereiro traz o roxo para ressaltar o cuidado com pacientes de Alzheimer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil 1,2 milhão de pessoas sofrem da doença, que afeta a memória e a linguagem.
Março Lilás
O terceiro mês do ano é dedicado ao combate e diagnóstico precoce do câncer do colo de útero. A doença é a quarta que mais mata brasileiras todos os anos.
Abril Azul
O mês é destinado ao Autismo e debates sobre o tema são promovidos, a fim de informar os pais sobre os sinais da síndrome e como oferecer qualidade de vida aos autistas. O transtorno afeta cerca de 1% da população mundial.
Maio Amarelo
O mês das mães e das noivas também é destinado à prevenção de acidentes no trânsito.
Junho Vermelho
O sexto mês do ano é dedicado ao incentivo à doação de sangue, e o mês não foi escolhido à toa: no inverno os estoques de sangue nos bancos caem cerca de 30%.
Julho Amarelo
O mês das férias escolares é também o mês destinado à conscientização sobre as hepatites virais. Há dois tipos mais graves da doença, que são os tipos B e C.
Agosto Laranja e Dourado
Agosto foi premiado com duas iniciativas importantíssimas. O laranja promove a informação e os cuidados com relação à esclerose múltipla, que atinge cerca de 35 mil brasileiros. O dourado refere-se à conscientização sobre a importância do aleitamento materno e da doação para bancos de leite.
Setembro Amarelo
Já percebemos que o amarelo é a cor queridinha, não é mesmo? Em setembro ele é utilizado para alertar sobre o suicídio. Segundo a OMS, a prática do suicídio é considerada um caso gravíssimo de saúde pública, e dados recentes apontam cerca de 800 mil ocorrências anuais no mundo.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa promove a conscientização e informação sobre o câncer de mama. A prevenção é extremamente necessária, pois os exames de rotina e o autoexame possibilitam identificar a doença em seu início, aumentando as chances de cura.
Novembro Azul
Se outubro é destinado às mulheres, novembro é dedicado aos homens, tendo sido escolhido para as campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata. Segundo dados da OMS, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens em todo o Brasil.
Dezembro Vermelho
O último mês do ano é dedicado a informar e conscientizar a população sobre a AIDS. Segundo dados obtidos em 2016, cerca de 827 mil brasileiros têm a doença e cerca de 40 mil novos casos são registrados a cada ano.
Agora que você já sabe o que significa a cor de cada mês, informe seus familiares, amigos e colegas sobre essas e outras campanhas.