Faculdade Engenharia e Controle de Automação

Semipresencial

Faculdade Engenharia e Controle de Automação

Semipresencial​

faculdade de engenharia e controle de automação ead

Objetivo do curso de Engenharia e Controle de Automação

O objetivo do curso superior de Engenharia e Controle de Automação é formar profissionais capazes de projetar, gerenciar e operar sistemas automatizados utilizados nos processos produtivos das indústrias em geral. Esses profissionais devem ter conhecimentos em áreas como robótica, mecatrônica, eletrônica, informática e gestão, além de estarem atualizados sobre as inovações tecnológicas e as tendências do mercado.
O curso abrange disciplinas de matemática, física, química, computação, mecânica e eletrônica, entre outras, que fornecem a base teórica e prática para o desenvolvimento de soluções para a automação industrial. O engenheiro de controle e automação pode atuar em diversos setores da economia, como automotivo, metalúrgico, petroquímico, alimentício, biomedicina e construção civil, desenvolvendo ferramentas computacionais, projetando e executando instrumentação e sensores, modelando e simulando processos de produção, integrando e otimizando processos, fazendo controle de qualidade e elaborando orçamentos. Para exercer a profissão, é necessário ter o diploma de bacharel em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e obter o registro junto ao CREA do seu estado.

Mercado de trabalho de Engenharia e Controle de Automação

O mercado de trabalho do curso superior de Engenharia e Controle de Automação é bastante amplo e diversificado, pois envolve o desenvolvimento, a operação e a manutenção de sistemas automatizados para diversos setores industriais. O profissional formado nessa área pode atuar em indústrias de transformação, como siderúrgicas, automotivas, petroquímicas, alimentícias, energéticas e metalúrgicas, projetando, gerenciando e operando equipamentos e softwares que otimizam os processos produtivos. Também fazer o curso de Engenharia e Controle de Automação pode trabalhar em indústrias portuárias, robóticas e domóticas, criando e adaptando soluções tecnológicas para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços. Além disso, pode prestar serviços especializados em automação para empresas que preferem terceirizar esse tipo de atividade. O profissional de Engenharia de Controle e Automação precisa ter conhecimentos em elétrica, eletrônica, mecânica e informática, além de dominar as ferramentas de programação, controle e sensoriamento. A formação nessa área pode ser feita por meio de um curso de bacharelado ou de tecnólogo, sendo que o primeiro tem maior duração e abrangência do que o segundo. O mercado de trabalho para essa área é mais aquecido nas regiões Sul e Sudeste do país, mas também há oportunidades nas regiões Norte e Nordeste, principalmente nos segmentos de petróleo e gás e automobilístico. A remuneração média do profissional de Engenharia de Controle e Automação varia conforme o nível de formação, a experiência, o setor de atuação e a região do país.Engenharia e Controle de Automação

Reproduzir Vídeo Sobre graduação presencial unianchieta
O curso superior de Engenharia e Controle de Automação tem como objetivo formar profissionais capazes de projetar, implementar e gerenciar sistemas automatizados e robóticos. Para isso, o curso oferece uma formação multidisciplinar que abrange as áreas de mecânica, eletrônica, informática e controle. Algumas das disciplinas que compõem o currículo do curso são:

Cálculo Diferencial e Integral
Álgebra Linear e Geometria Analítica
Física Geral e Experimental
Química Geral e Experimental
Desenho Técnico
Programação de Computadores
Circuitos Elétricos
Eletrônica Digital
Mecânica dos Sólidos
Mecânica dos Fluidos
Termodinâmica
Resistência dos Materiais
Máquinas Elétricas
Controle Clássico
Controle Moderno
Instrumentação e Medidas
Automação Industrial
Robótica
Inteligência Artificial
Sistemas Embarcados
Tipo do Curso

Bacharelado - Semipresencial

* As avaliações das disciplinas acontecem presencialmente, em nosso campus.

* As práticas extensionistas, assim como o estágio obrigatório poderão ser realizados, presencialmente, nos períodos da manhã, tarde ou noite, inclusive finais de semana e feriados, variando conforme a carga horária a ser cumprida em cada curso.

Dinâmica das aulas

Atividades presenciais: Prática Extensionista, Prova Oficial, Prova Substitutiva e Prova de Recuperação​

Duração

5 Anos

Coordenador(a)

Nome: Prof. Me. Flávio Gramolelli Junior
E-mail: flaviog@anchieta.br

Nome: Esp. Elton Carlos Zacaratto
E-mail: elton.zacaratto@anchieta.br

Investimento
Clique no botão abaixo e confira os valores do curso.

Para ex-alunos graduados e funcionários de empresas conveniadas, grupos e equipes. (Bolsas sobre o valor de contrato).
Campus Prof. Pedro C. Fornari

Av. Odila Azalim, 575 – Vila Nova Jundiainópolis (Portaria 1) Av. Doutor Adoniro Ladeira, 94, (Portaria 2)

Tem dúvidas?
Ligue para 11 4588-4444 ou, se preferir, fale conosco através do WhatsApp
Precisa de ajuda?