Faculdade Anchieta – 84 anos

Grupo Anchieta

Centro Universitário

Voz que acolhe, mente que inspira: o professor por trás do Cognamentos

 

Na psicologia, ouvir é tão essencial quanto falar. E quando essas duas habilidades se unem com propósito, o impacto pode atravessar fronteiras. Foi exatamente isso que o professor Fernando Pessotto, do curso de Psicologia do UniAnchieta, conquistou: reconhecimento nacional com o podcast Cognamentos, premiado em 2º lugar como o Melhor Podcast do Brasil na categoria Saúde e Bem-Estar.

O projeto é mais do que um podcast. É uma ponte entre ciência e escuta, entre teoria e acolhimento. Para Fernando, ser psicólogo sempre foi sobre estar presente. “Desde cedo, eu gostava de ajudar as pessoas. Pode parecer romântico, mas foi isso que me moveu”, conta. O desejo de se comunicar fez com que, ainda no vestibular, ele cogitasse Publicidade. O destino, porém, o levou à Psicologia e, mais tarde, à junção dessas duas paixões: ciência e comunicação.

Especialista em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, ele chegou a essa área quase por acaso, inspirado por um orientador que conheceu enquanto tocavam música juntos. “O que me levou à pesquisa foi a música. Fomos tocar em um churrasco e, daquele encontro, surgiu um convite para estudar inteligência e habilidade musical.” A partir dali, nasceu uma trajetória acadêmica pautada pela investigação, pela escuta atenta e pela busca de conhecimento.

No Cognamentos, Fernando se desafia a traduzir conteúdos complexos da psicologia em conversas acessíveis. Para ele, esse é o maior desafio da comunicação científica: “Nosso trabalho é de tradução. Transformar conceitos técnicos em algo aplicável para quem está do outro lado”.

Em um cenário onde podcasts evoluíram para formatos visuais e interativos, o estilo mais intimista de áudio puro escolhido por Fernando torna o Cognamentos um espaço seguro, direto e honesto. “A geração atual se relaciona com as informações de outro jeito, e adaptar essa linguagem é uma missão constante.”

Além da docência e da pesquisa, Fernando é também supervisor de estágios no UniAnchieta. E ali, na escuta de estudantes e pacientes, encontra o sentido mais profundo do seu trabalho. “Receber uma mensagem dizendo ‘estou bem por sua causa’ é algo que não tem preço. Isso nos lembra todos os dias por que fazemos o que fazemos.”

Mesmo diante dos desafios da profissão, como lidar com casos complexos, perfis únicos e a constante adaptação das técnicas, Fernando não perde o foco: “A conexão humana é uma habilidade essencial. Relação terapêutica é uma técnica. E das mais importantes”.

Se tivesse que resumir sua missão como psicólogo, ele escolhe duas frases poderosas:
“Você pode não se lembrar de quantas vidas salvou, mas elas vão se lembrar.”
E, com a sabedoria de quem vive para transformar:
“Estabilidade não existe. Todo dia é uma chance de descobrir algo novo.” Com o Cognamentos, Fernando Pessotto não só ampliou sua voz, como deu voz a temas urgentes da saúde mental sempre com sensibilidade, técnica e compromisso. Uma inspiração para os estudantes e um orgulho para toda a comunidade UniAnchieta.

CONFIRMADO

Parabéns! Sua inscrição está confirmada! 🎉

Enviaremos mais informações sobre o evento no Email e WhatsApp cadastrado!