Você sabe o que é Social Selling?

Aprenda a vender mais utilizando suas redes sociais.

descubra o conceito de Social Selling e como essa abordagem inovadora utiliza as redes sociais para fortalecer estratégias de vendas e relacionamento com clientes.

Se você é um vendedor no sentido estrito da palavra ou trabalha indiretamente com venda, em um departamento comercial, no varejo ou até mesmo como empreendedor, já sabe que as redes sociais podem potencializar o alcance da mensagem e garantir mais envolvimento com a sua marca, produto ou serviço. Mas você sabia que existem técnicas para fazer com que você seja um excelente vendedor utilizando as redes sociais? Este é o Social Selling, e você vai aprender mais como profissionais de diversos ramos podem utilizar essas técnicas para se destacarem nas vendas e no mercado de trabalho.


Como desenvolver o seu “potencial de vendas” nas mídias sociais?

Existe um caminho, mas ele é construído ao longo da sua carreira também, pois você precisa estar atento ao seu próprio desenvolvimento.

O primeiro passo é deixar de abordar (ou abordar com muita cautela) alguns assuntos que podem fazer você perder clientes potenciais no primeiro contato. Considere assuntos polêmicos, como religião, futebol, política. Hoje em dia, por causa da sua opinião, você pode vir a perder o cliente que não pensa como você. Então, num primeiro momento, vale a pena evitar certos assuntos.

Outro cuidado que você precisa ter – independentemente da rede social – é com suas fotos. Se você utiliza a mesma rede social pessoal para os negócios, tome bastante cuidado, pois fotos recorrentes consumindo bebidas alcoólicas, por exemplo, pegam mal em qualquer tipo de situação de trabalho. Se você não deixa sua noitada de lado, uma boa solução é separar as coisas, como postar suas fotos no Instagram pessoal e ter outra conta para negócios, ou utilizar o LinkedIn para suas vendas e o Facebook para assuntos pessoais (e mantê-lo privado).

O LinkedIn é a ferramenta certa para pessoas que trabalham comercialmente e precisam desenvolver uma boa carreira de negócios. Em 2017, o LinkedIn alcançou 29 milhões de usuários e lançou uma ferramenta bem interessante para o usuário avaliar qual é o seu índice de Social Selling. Clique aqui para fazer o teste.

Para ter um bom resultado, você precisa ter um perfil no LinkedIn completo e um pequeno histórico de interação.

Para que sua estratégia de vendas por meio das redes sociais funcione, é importante que você não trabalhe sozinho. Se você trabalha no departamento comercial ou de vendas de uma empresa, você pode utilizar o conteúdo gerado pela sua empresa para apresentar o negócio a seus amigos e contatos nas redes sociais. Ao participar de eventos na sua empresa ou até mesmo sobre sua carreira profissional, é muito importante que você também tenha o hábito de falar sobre os pontos principais, divulgar os assuntos que aprendeu e, de preferência, garantir aquela boa foto.

Outra estratégia é compartilhar assuntos, notícias e informações a respeito do seu mercado (como esta matéria). Essa é uma excelente forma de mostrar aos seus contatos que você é um profissional que se preocupa com a divulgação do conhecimento e está sempre atualizado.


Agora que você já sabe o que é Social Selling, já consegue imaginar de que forma pode ser aplicado dentro da sua realidade, não é? Compartilhe conosco a sua opinião e não deixe de compartilhar esta matéria com seus contatos e começar hoje mesmo a desenvolver seu potencial de vendas.

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