Tudo que você precisa saber sobre o Ensino Fundamental II
Ensino Fundamental II : o que você precisa saber?
O Ensino Fundamental II é uma fase muito importante para a solidificação da educação básica, sendo o período em que os alunos começam a ter contato mais frequente com conteúdos mais complexos.
É também durante essa etapa que a preparação para o Ensino Médio passa a ser o foco principal, já que os estudantes devem se habituar às suas novas responsabilidades.
Neste post, vamos discutir sobre as estruturas que constituem os anos finais, as disciplinas e o plano da BNCC para essa fase da jornada escolar.
O Ensino Fundamental II, também conhecido como Anos Finais, é período de transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Nessa fase, os alunos têm a introdução de novas disciplinas no currículo regular de suas aulas.
Vale lembrar, ainda, que o Ensino Fundamental II também compreende a conclusão da educação básica dos alunos. Sendo assim, aqui estão as principais áreas do conhecimento que são aprendidas durante esse período de aprendizagem de acordo com a BNCC:
Linguagens;
Matemática;
Ciências da Natureza;
Ciências Humanas;
A partir dessas áreas de conhecimento, são estabelecidas também as disciplinas que correspondem aos aspectos mais específicos de cada uma delas.
As disciplinas do Ensino Fundamental Anos Finais
É durante essa fase na vida dos alunos em que devemos incentivar e fortalecer sua autonomia. Por isso mesmo, oferecer ferramentas mais complexas e oportunidades para uma aprendizagem mais prática e significativa são indispensáveis no decorrer desse período.
Esse é o momento em que os estudantes poderão aproveitar seus conhecimentos adquiridos nos anos anteriores de suas jornadas escolares, além de contarem com a introdução de novos conteúdos que irão motivá-los a interagir de maneira mais crítica com o mundo à sua volta.
Abaixo, listamos quais as principais áreas de conhecimento que são exploradas durante o Ensino Fundamental II e as disciplinas que correspondem a cada uma delas:
O objetivo principal dessas disciplinas é, além de agregar valor ao conhecimento, contribuir para a construção de um projeto de vida para os estudantes.
Projeto esse que vai além da preparação para o Ensino Médio, pois ele se relaciona com as ambições e expectativas dos alunos para o futuro e suas visões de mundo a partir da aquisição de conhecimentos sólidos e baseados em fatos.
Quais são as séries do Ensino Fundamental II?
O Ensino Fundamental é um período de grandes descobertas e de transições constantes nas vidas dos alunos, já que ele abrange desde crianças, nos anos iniciais, até os adolescentes, nos anos finais.
Essa fase é repleta de mudanças na vida dos jovens que vão desde o âmbito físico até os emocionais e sociais, exigindo uma abordagem pedagógica que vá além do que simplesmente ensinar. Essa abordagem é direcionada também à formação do indivíduo como cidadão e um membro saudável e construtivo da sociedade em que vive.
E é justamente por esse motivo que o Ensino Fundamental II compreende o período do 6º até o 9º ano, o que corresponde aos alunos entre os 11 e 14 anos de idade, pois é nessa fase em que os alunos precisam de maior incentivo ao protagonismo, ao pensamento crítico e criativo.
Ressaltando ainda que o foco nessas competências irá auxiliar os estudantes durante o Ensino Médio, onde será exigido deles maior comprometimento acadêmico e responsabilidade na entrega de suas atividades e projetos dentro da escola.
Entenda a BNCC para os Anos finais
De acordo com a BNCC Ensino Fundamental II é determinado para os alunos do 6º até o 9º ano, o aprendizado das seguintes habilidades e competências:
“Ao longo do Ensino Fundamental II,os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental I no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.
Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.”
Em vista disso, fica previsto que a partir desse momento na jornada educacional dos estudantes, a necessidade de incentivar maior participação e protagonismo por parte deles é essencial para que seu ingresso no ensino médio e posteriormente no ensino superior e, mais tarde, ao mercado de trabalho seja o melhor possível.
Proporcionar autonomia aos estudantes para que eles possam se expressar e encontrar as melhores formas de solucionar os problemas de suas rotinas escolares é uma prática que fica a cargo da instituição, que deve se atentar a essa necessidade de seus alunos e promover um processo de ensino que seja engajador e colaborativo.
Além disso, é durante essa fase que a BNCC prevê o uso das tecnologias dentro da sala de aula, promovendo maior interação entre os jovens das novas gerações, já nascidos em um mundo digital.
Resumo: Os Ensino Fundamental II compreende o período do 6º até o 9º ano e é nessa fase onde novas disciplinas são introduzidas no currículo. Além disso, é durante esse período em que os alunos começam a exercer maior protagonismo em suas rotinas estudantis, buscando novas perspectivas de aprendizagem com o auxílio da instituição, dessa maneira, se preparando para o Ensino Médio e para o futuro.
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