Neste post, você descobrirá como funciona o financiamento estudantil e quais são algumas das opções disponíveis de como financiar uma faculdade e garantir sua formação hoje!
Boa leitura!
O financiamento estudantil é uma alternativa que permite aos estudantes a chance de cursar o ensino superior em uma faculdade privada. Em alguns casos, ele possibilita que o pagamento da mensalidade seja feito com maior flexibilidade e em prazos mais longos ou até mesmo que os pagamentos sejam feitos somente após a conclusão do curso.
Em uma visão geral, o financiamento de faculdades sempre envolverá três partes – do estudante, da universidade e da instituição financeira.
Assim que a faculdade e o curso forem escolhidos, o estudante deve buscar por uma instituição financeira responsável pelo financiamento estudantil. Por sua vez, essa instituição se torna responsável pelo pagamento das mensalidades da faculdade escolhida.
Feito esse acordo, o estudante não mais fará os pagamentos das mensalidades para a faculdade, mas sim para a instituição financeira que foi contratada e de acordo com os termos e condições que foram estabelecidos durante a contratação do serviço.
Basicamente, o financiamento pode ser encarado como um empréstimo ou um crédito educacional. Por meio dele, o estudante dispõe de um prazo maior para pagar por seus estudos e tem a possibilidade de começar o curso mais rapidamente.
Para as faculdades, o financiamento estudantil é uma maneira de adquirir mais alunos devidamente matriculados e cursando o ensino superior. Por meio dele, o estudante conta com o apoio de uma instituição financeira para iniciar a graduação. r Assim, a faculdade já recebe o valor referente ao curso escolhido pelo estudante, e esse assume o compromisso de pagar pelo serviço prestado diretamente à instituição financeira contratada.
Dessa forma, o financiamento de faculdades é um serviço de empréstimo ou crédito que viabiliza a chance de muitos estudantes conquistarem o seu diploma de ensino superior.
Contudo, vale lembrar que cada faculdade pode contar com pré-requisitos diferentes para que o estudante possa contratar esse serviço.
Algo que também deve ficar muito claro, é que apesar do estudante não fazer mais o pagamento das mensalidades para a faculdade em si, ele ainda tem a responsabilidade de fazer esses pagamentos diretamente para a instituição financeira que foi contratada.
Portanto, mesmo contando com o financiamento de faculdade particular, por exemplo, o estudante assume total responsabilidade em honrar com o que foi acordado durante a contratação do serviço junto à instituição financeira.
A maneira mais simples de como conseguir financiamento estudantil é por meio do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que é um programa governamental criado em 2001 pelo Ministério da Educação (MEC).
O programa é destinado para estudantes de baixa renda e é válido para cursos presenciais em faculdades particulares. Para solicitar o FIES, o estudante deve comprovar uma renda bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Outro pré-requisito é ter prestado o Enem (qualquer edição desde 2010) e ter obtido pelo menos 450 pontos na média geral e não ter zerado a redação.
A inscrição do FIES é feita pela internet, onde a pessoa deve responder a um questionário socioeconômico, informando dados como CPF próprio e dos demais membros da família acima de 14 anos, assim como data de nascimento e a renda bruta mensal de cada componente.
Após inserir seus dados, o candidato deve escolher, em ordem de prioridade, três cursos entre as vagas que estão disponíveis no programa. Enquanto as inscrições estiverem abertas, há ainda a possibilidade de mudar suas escolhas.
Sendo pré-aprovado, o candidato deve retornar ao site para validar suas informações e complementar qualquer outra que seja pedida pela faculdade. Feito isso, ele deve ir até ao banco para assinar o contrato do financiamento.
Ao aderir ao FIES, o estudante só pagará por seu curso depois de concluir seus estudos, em parcelas reduzidas e distribuídas em um período de tempo mais longo.
Para aqueles que querem fazer sua graduação no UniAnchieta, descrevemos abaixo os meios de financiamento estudantil disponíveis para que você possa estudar e crescer com a gente.
Aqui no UniAnchieta, você pode utilizar o FIES para começar a sua graduação em qualquer um dos nossos cursos.
Para se inscrever, você deve fazer o seu cadastro no site do MEC, se inscrever no processo seletivo e ao finalizar sua inscrição, você deve providenciar todos os documentos necessários.
Feito isso, você deve agendar um horário e comparecer ao Departamento de Serviço Social no Campus Central do UniAnchieta e Campus Prof. Pedro C. Fornari e iniciar seu processo de inscrição e adesão.
O Crédito Estudantil Unianchieta é uma iniciativa do próprio UniAnchieta para ajudar você a realizar o sonho de ter o diploma de um Ensino Superior de alta qualidade.
Por meio do CEU, você pode estudar pagando apenas 50% do valor da sua mensalidade, e o restante você paga somente após o término do seu curso.
Ou seja, você paga apenas metade das mensalidades e a outra metade você tem o dobro do tempo do seu curso para acertar.
Resumo: O financiamento estudantil é uma opção para estudantes de baixa renda que querem conquistar o tão sonhado diploma do ensino superior. Por meio do financiamento estudantil, o estudante tem a oportunidade de fazer o pagamento de suas mensalidades de maneira mais flexível e somente após ter concluído o curso.
Venha garantir o seu futuro acadêmico com o UniAnchieta, saiba mais sobre nossos meios de financiamento estudantil e garanta já a sua vaga no curso do seus sonhos!
Av. Odila Azalim, 575 – PORTARIA 1
Av. Doutor Adoniro Ladeira, 94 – PORTARIA 2
(Km 55,5 Rodovia Anhanguera)
Vila Nova Jundiainópolis – Jundiaí/SP
CEP: 13210-795
De 2ª a 6ª feira: das 07h30 às 21h30
Sábado: das 09h às 13h