Como ingressar na faculdade com a nota do ENEM?

Entenda como usar a nota do Enem em faculdades particulares

descubra o caminho para alcançar sua vaga na faculdade usando a pontuação do enem. Como ingressar na faculdade com a nota do ENEM

Quando o assunto é ingressar na faculdade, muitas pessoas se perguntam qual é a melhor porta de entrada para o ensino superior. Hoje, uma das opções mais comuns é por meio  do Exame Nacional do Ensino Médio, mas muitos ainda têm dúvidas sobre como usar a nota do Enem para entrar na faculdade de fato.

Neste artigo, você descobrirá como usar a nota do Enem para entrar na faculdade, seja em uma instituição pública ou privada.

O que você vai ver neste post sobre como ingressar na faculdade com a nota do ENEM:

Boa leitura!

 

Como funciona o uso da nota do Enem?

Hoje, já é muito comum que instituições de ensino superior aceitem a nota do Enem como uma forma de ingresso à faculdade. Geralmente, a nota do Enem funciona como uma substituta aos vestibulares das instituições ou pode ser usada como uma maneira de complementar a nota dessas provas.

Em algumas instituições, a nota do Enem também já é aceita como forma de ingresso direto. Ou seja, quanto melhor for o desempenho do candidato na prova, ao apresentar sua nota na instituição de ensino superior, ele já estará elegível para se matricular sem a necessidade de fazer o vestibular da faculdade.

Em outros casos, algumas instituições oferecem descontos nas mensalidades ou até mesmo bolsas de estudos para candidatos que alcançarem notas mais altas na prova do Enem.

Vale lembrar que, de forma geral, a nota mínima exigida para o ingresso nas faculdades varia muito de uma instituição para outra, assim como para cada um dos cursos.

 

Usando a nota do Enem em faculdades particulares

Abaixo, vamos discutir brevemente algumas das formas de se ingressar em uma universidade particular com a sua nota do Enem:

FIES

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)  também é um programa governamental e ele disponibiliza uma forma de financiamento de até 100% do valor da mensalidade da instituição:  o aluno paga o valor financiado somente após concluir o curso. Desde 2015, o programa exige que o candidato apresente sua nota do Enem para ser elegível ao financiamento.

Prouni

Também destinado para os candidatos que queiram estudar em faculdades particulares, o Prouni é um sistema de bolsas de estudo que se baseia na nota do Enem. Vamos discutir mais profundamente como o programa funciona mais abaixo.

Veja também:

 

Como Funciona o Prouni?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) disponibiliza bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes de baixa renda. Para  que possam concorrer no processo de seleção, os candidatos devem ter participado da última edição do Enem.

Em uma primeira etapa do programa, são disponibilizadas vagas que serão atribuídas aos participantes que possam comprovar a baixa renda e nota mínima de corte para a instituição e curso desejado. Na possibilidade de ainda haver vagas disponíveis ao término da primeira etapa, os candidatos que fizeram a prova do Enem em anos anteriores (a partir de 2010) também poderão concorrer às bolsas remanescentes. O programa abre suas inscrições duas vezes ao ano, em janeiro e junho.

 

Quais as exigências do Prouni?

Aqui, vamos discutir todos os pré-requisitos que um candidato precisa ter para garantir uma bolsa de estudos, seja ela integral ou parcial.

O perfil do candidato deve cumprir as seguintes condições estabelecidas pelo Ministério da Educação para ser elegível ao Prouni:

  • Ter pelo menos 450 pontos como média em seu último Enem e não ter zerado a redação; 
  • Possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Não ter nenhum tipo de graduação.

Abaixo, estão outros pré-requisitos nos quais o candidato deve se encaixar em pelo menos um deles para ser elegível ao programa:

  • Ter feito todo o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico, concorrendo a bolsa em curso de licenciatura.

O Prouni também adere ao sistema de cotas.

 

Quais as bolsas em faculdade particular que o Prouni oferece?

Para os candidatos que optem pelo Prouni como forma de ingresso em uma faculdade particular, o programa disponibiliza dois tipos de bolsas: a parcial e a integral.

No caso da bolsa parcial, ele arca com 50% do valor da mensalidade e esse tipo de bolsa é destinado aos alunos que contam com uma renda de até 3 salários mínimos.

A bolsa integral  arca com 100% da mensalidade, ou seja, a bolsa irá cobrir o valor integral da sua mensalidade. Essa modalidade de bolsa é destinada aos alunos que contam com uma renda familiar de até 1,5 salários mínimos.

Agora que você já sabe como usar sua nota do Enem para garantir a sua entrada no ensino superior, é de extrema importância que você também fique atento às épocas de inscrição do Prouni.

Como mencionamos antes, as vagas são disponibilizadas duas vezes por ano, em Janeiro e em Junho, sendo que no primeiro período, a quantidade de vagas disponíveis costuma ser maior, e as inscrições são abertas logo após a divulgação das notas do Enem. Portanto, fique sempre atento!

Resumo: Para dar os primeiros passos rumo ao ensino superior, sua nota do Enem pode ser a chave de entrada para o curso e faculdade de sua escolha. Existem algumas formas de usar sua nota do Enem para garantir sua entrada na universidade, indo desde o ingresso direto até a obtenção de bolsas de estudo.

Agora que chegou a hora de ingressar no ensino superior, é importante conhecer as inovações que impactam diretamente a educação e o mercado de trabalho de hoje. Confira em nosso blog nosso artigo sobre essas mudanças e saiba como se preparar para o futuro.

Compartilhe agora!

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Precisa de ajuda?