A influência das redes sociais sobre empresas e colaboradores

Uma análise profunda sobre empresas e colaboradores

explore o impacto das redes sociais no ambiente corporativo, analisando como elas influenciam tanto as empresas quanto os colaboradores.

O fácil acesso à informação permite que notícias e conteúdos se espalhem de uma forma mais rápida e eficaz. Hoje, com o uso das redes sociais, isso se torna ainda mais fácil. As redes sociais surgiram como forma de gerar conexões entre pessoas, algumas delas com o objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento de empresas e profissionais.

Atualmente, existem redes sociais com diversas finalidades, como o LinkedIn, para profissionais; o Facebook e o Instagram, para entretenimento e relacionamentos pessoais; o Pinterest, como fonte de inspiração; e o WhatsApp, para troca instantânea de mensagens e informações.

Essa nova forma de consumo de conteúdo gera uma oportunidade de aproximação entre consumidores e empresas, mas influencia diretamente na visibilidade de empresas e colaboradores. Hoje vamos abordar um pouco as práticas que podem ser adotadas e o que deve ser evitado por empresas nas redes sociais.


Sobre as redes sociais e as empresas

Para as empresas, as redes sociais são excelentes meios de comunicação e marketing, e quando utilizadas da forma correta, são o canal para agregar valor e visibilidade à marca. Atualmente, muitas empresas utilizam as redes sociais para se aproximarem de seus clientes, por meio de estratégias de marketing digital.

As empresas devem sempre criar essas estratégias, contemplando seus valores e o que querem passar aos seus consumidores. Para isso, alguns passos podem ser seguidos:

  • Estabeleça uma identidade para que a empresa seja reconhecida em qualquer lugar;
  • Acompanhe sempre seus concorrentes;
  • Mensure os resultados obtidos;
  • Saiba como responder a seus clientes de forma correta.

Além de utilizarem estratégias de marketing, as empresas estão presentes também por meio dos profissionais de RH, que estão atentos ao que os colaboradores estão postando nas redes. Então vai a dica: todo cuidado ao divulgar alguma foto ou algum conteúdo ofensivo é válido!

Você pode se tornar o profissional que cuida das redes sociais de uma empresa. Para isso, o UniAnchieta oferece o Curso Superior de Tecnologia em Marketing, com duração de dois anos. 


Sobre as redes sociais e os colaboradores

Os colaboradores devem sempre ter cuidado e bom senso ao usar as redes sociais, principalmente quando se trata do perfil profissional. Esses canais vão além de uma forma de proporcionar entretenimento, pois podem agregar valor à carreira profissional, afinal, os recrutadores e gestores também estão presentes analisando o perfil de cada um para uma futura contratação.

Tudo o que é postado em redes sociais profissionais é uma constante atualização de seus valores, crenças, costumes, postura e comportamentos, que podem ir contra ou a favor dos princípios da empresa. Assim, é necessário sempre pensar muito bem ao fazer publicações em sua rede social, pois nem tudo deve ser discutido no ambiente virtual. Siga as dicas abaixo para não errar:

  • Evite fazer postagens sobre assuntos polêmicos, como política, por exemplo. Tenha sempre muito cuidado ao expor sua opinião, pois ela pode divergir da conduta da empresa em que você trabalha ou pode vir a trabalhar;
  • Nunca associe o nome da empresa em que você trabalha ao publicar as suas opiniões;
  • As informações que você tem da empresa, bem como os processos, são confidenciais e pertencem apenas ao seu dia a dia na companhia; nunca compartilhe isso publicamente;
  • Cuidado ao expor em excesso a sua vida pessoal;
  • Não utilize as redes sociais no horário de trabalho.

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