A importância de ter um plano de carreira

O plano de carreira orienta o profissional na direção do sucesso.

compreenda a relevância de elaborar e seguir um plano de carreira, explorando como essa prática pode impactar o crescimento profissional e o alcance de objetivos.

Ocupar uma cadeira de liderança em uma empresa é algo almejado por muitos profissionais que estão no mercado de trabalho. Para alcançar estes cargos, é necessário muito esforço, e é fundamental traçar um plano de carreira. O plano de carreira é um importante direcionamento, um planejamento para antecipar os passos da longa jornada que leva um profissional a crescer no ambiente de trabalho.

Para criar um plano de carreira, o profissional deve ter em mente que é necessário estabelecer as metas de curto, médio e longo prazo, como um guia de crescimento profissional. Vale lembrar que cursos, treinamentos, especializações, palestras e novos conhecimentos devem fazer parte desta busca de novos caminhos para crescer na profissão.


Antes de preparar seu plano de carreira, separe um lugar para anotar todas as etapas. Preparado para começar? Siga as dicas que nós preparamos para você montar o seu plano e ter muito sucesso profissional:

  1. Faça uma avaliação pessoal: saiba onde está e onde quer chegar, faça uma avaliação da sua vida pessoal e reflita sobre seus pontos fortes e fracos. Sabendo o que precisa melhorar, você pode traçar uma meta. Outro ponto importante dessa avaliação é sobre seus valores e talentos que podem ajudar você a ter sucesso.
  2. Defina os seus objetivos: defina seus objetivos pessoais e profissionais e as suas necessidades. Pense no curto, médio e longo prazo e se imagine daqui a 5,10,15 e 20 anos. Onde quer estar e qual cadeira almeja ocupar?
  3. Utilize ferramentas: aproveite as ferramentas do mercado para alcançar seus objetivos, pense e escreva as fundamentais para chegar onde quer, como promoção, um novo lugar para trabalhar, os cargos pelos quais tem que passar na empresa ou a abertura de um negócio próprio para tornar reais os seus objetivos.
  4. Crie estratégias para os objetivos: invista em estratégias para alcançar seus objetivos. Pense em duas perguntas: “O que você pode fazer hoje para alcançar os objetivos traçados?” e “O que falta para você atingir suas metas?”. Nesta etapa, invista nos estudos, em capacitação profissional, em desenvolvimento de habilidades, no aprendizado de um novo idioma.
  5. Inspire-se em pessoas de sucesso: a inspiração vem de pessoas bem-sucedidas; conheça a história de pessoas de sucesso e veja como alcançaram a posição em que estão hoje, potencializando sua motivação.

Ao final desses cinco passos, escreva um objetivo específico, aquele que resume o seu plano de carreira. Após isso, coloque as datas em que vai desenvolver cada estratégia que planejou.
Lembre-se, por fim, de que o mais importante é nunca abandonar seu plano de carreira, e quando algo não der certo, pense em alternativas para superar as dificuldades e conseguir atingir o objetivo que estabeleceu.

Precisa de ajuda?