4 fatos sobre as novas profissões e os avanços tecnológicos

Saiba mais sobre o novo mercado de trabalho!

conheça informações relevantes sobre o impacto dos avanços tecnológicos nas novas profissões.

Com os avanços na tecnologia, o mercado de trabalho passou por várias mudanças. Novas profissões surgiram e muitas das antigas foram extintas ou tiveram que se reinventar para acompanhar o novo cenário mercadológico.

Em vista desse fenômeno, a capacitação profissional se tornou uma necessidade para os profissionais que querem se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Sendo assim, neste post vamos discutir como uma formação acadêmica completa será um dos diferenciais para o profissional do futuro alcançar seus objetivos e trilhar uma carreira de sucesso.

O que você vai ver neste post:


Boa leitura!

O mercado profissional e suas mudanças

Com o surgimento de novas tecnologias que se instalaram em nossos cotidianos, o mundo mudou por completo e as mudanças no mercado de trabalho foram igualmente drásticas.  Novas profissões surgiram e a demanda por especialização cada vez maior também se tornou uma realidade até para os cargos de entrada.

Dado esse novo paradigma do mercado de trabalho, profissionais que queiram se destacar têm que, antes de tudo, focar em sua capacitação acadêmica e profissional. Além disso, aqueles que tencionam adentrar nesse novo momento do mercado de trabalho, também devem levar em consideração quais profissões podem trazer melhores prospectos de uma boa carreira.

Há mais mão de obra disponível e a disputa por vagas está cada vez mais acirrada. Portanto, para o profissional de hoje, é de extrema importância saber quais são as áreas que ainda precisam de especialistas e quais aquelas que ainda reservam oportunidades para profissionais que estejam dispostos a se reinventar.

As profissões do futuro e 4 fatos sobre elas

A área de tecnologia é um dos setores que mais cresce no mundo, e a demanda por profissionais bem qualificados e especializados em seus campos de atuação é constante.
Veja quais são algumas dessas profissões e 4 fatos sobre elas.

Desenvolvedor de software

Responsáveis pelo planejamento, estruturação e, principalmente, a programação de sistemas, o desenvolvedor de software é um profissional indispensável para as empresas que queiram se atualizar e estabelecer sua presença no mundo digital de maneira relevante.

Atuando desde a criação de apps e websites até o desenvolvimento de jogos, essa é uma profissão que exige criatividade e atualizações constantes para se manter competitivo nesse mercado que vem crescendo nos últimos anos.

Desenvolvedor de hardware

Diferente do profissional de software, o desenvolvedor de hardware foca na construção de dispositivos físicos, indo desde acessórios para computadores, peças eletrônicas como placas mãe e processadores até mesmo outros recursos que têm aplicações no mundo físico.

Ainda assim, essa é uma profissão que seguirá voltada totalmente para a área de tecnologia, viabilizando a parte de engenharia e implementação de aparelhos tecnológicos mais sofisticados e fiáveis, de aplicações industriais a bens de consumo como celulares, computadores, fones de ouvido, entre outros.

Analista de segurança cibernética (cybersecurity)

Outra profissão que viu sua demanda aumentar consideravelmente com o advento das novas tecnologias e o mundo digital cada vez mais conectado, foi a de analista de cybersecurity.

Com empresas cada vez mais dependentes de armazenamento em nuvem e outras funcionalidades e aplicações online, manter a segurança de dados de funcionários e clientes é uma necessidade de extrema importância.

E é aí que entra o profissional de cybersecurity, que fará a manutenção de segurança desses sistemas. Garantindo que os protocolos estabelecidos pelas empresas estejam sendo seguidos corretamente, evitando e prevenindo ataques de hackers, terrorismo cibernético ou qualquer outro tipo de ato criminoso feito através das redes.

Essa também é uma profissão que viu um salto em sua demanda, dado o fato de que a segurança de dados armazenados na rede ainda pode ser vulnerável a esses tipos de ataques.

Sendo assim, o profissional de cybersecurity é um membro valioso do time de qualquer empresa.

Cientista de dados

O cientista de dados é um profissional que lidará diretamente com as iniciativas de negócios de várias empresas, focando na sustentabilidade e promoção de campanhas de marketing direcionadas para segmentos distintos. Porém, sempre baseando-se em dados meticulosamente coletados e analisados.

Atuando principalmente nos espaços virtuais, o cientista de dados faz suas coletas de dados a fim de construir perfis de consumidores e poder traçar as melhores estratégias de como se comunicar com esses clientes.

Essa é uma profissão estratégica e que demanda criatividade, pensamento crítico,  capacidade de assumir grandes responsabilidades e tomada de decisões assertivas. Uma das principais responsabilidades do cientista de dados é a promoção e gerenciamento de eventos virtuais para a captação de clientes.

Veja também:

3 profissões que se reinventaram

Além das profissões do futuro, outras profissões também evoluíram para acompanhar as mudanças no mercado de trabalho e o fenômeno do mundo digital. Dentre algumas dessas profissões, podemos citar:

Professores

A tecnologia revolucionou a forma de aprendizagem nas escolas e universidades por todo o mundo. Após a pandemia, houve uma aceleração do processo de migração para os espaços virtuais e, apesar da resistência inicial para essa mudança tão repentina, a tendência é que o ensino a distância ganhe ainda mais força.

A flexibilidade dos cursos online possibilita que os professores se atualizem e empreguem novas metodologias que sejam mais efetivas dentro de uma sala de aula virtual.

Portanto, há uma crescente demanda por profissionais que dominem as novas tecnologias e saibam como empregá-las nesse novo paradigma da educação.

Profissionais da saúde

Igualmente afetados pela pandemia, os profissionais da saúde, médicos e enfermeiros tiveram de se adaptar rapidamente para suprir a crescente demanda por atendimento nos hospitais e postos de saúde em todo o país.

Isso forçou uma mudança drástica nos protocolos da área de saúde e os profissionais tiveram de se atualizar para poder utilizar as novas tecnologias em suas rotinas.

O atendimento a distância já é uma realidade hoje e a tendência é que a área da saúde esteja cada vez mais conectada e facilite o acesso ao atendimento e ao tratamento de pacientes através do uso das novas tecnologias.

Profissionais de educação física

Com rotinas mais flexíveis, a preocupação com a saúde física e prática de exercícios, seja em casa ou nas academias, aumentou consideravelmente.

A busca por professores ou personal trainers que atendam tanto de maneira presencial, como através de aulas online, vem aumentando nos últimos anos e a tendência é que esse tipo de serviço continue a crescer no futuro.

A importância da capacitação profissional

Claramente, a principal motivação para uma capacitação profissional mais completa é buscar o destaque no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Mas, vale ressaltar que um profissional mais capacitado academicamente não só aumentará sua competitividade e empregabilidade, como também será um profissional munido de conhecimentos que agregarão valor à sua vida.

Dessa maneira, uma melhor capacitação não apenas possibilitará ao profissional melhores chances de conseguir uma boa vaga, mas da mesma forma, será uma maneira de gerar cidadãos mais diligentes e responsáveis, já que a capacitação profissional é intrínseca ao desenvolvimento pessoal.

Assim, a busca por capacitação, seja uma segunda graduação, um mestrado ou doutorado, é benéfica para os profissionais que desejam se tornar especialistas completos em suas áreas de atuação, para as empresas que podem contar com mão de obra qualificada e responsável e, por fim, para a sociedade que ganha cidadãos muito mais instruídos e funcionais.

O diferencial de um profissional mais capacitado

Além do que já tratamos anteriormente, os diferenciais de um profissional que se dispõe a se atualizar e a se capacitar melhor para as mudanças constantes do mercado de trabalho, vão desde uma maior aderência às demandas das empresas de hoje, assim como a criação de um perfil profissional muito mais adaptativo e atraente para o mercado.

Abaixo, citamos alguns dos principais diferenciais competitivos de um profissional melhor capacitado

Proatividade

Um profissional realmente capacitado aprendeu ao longo da sua jornada acadêmica e profissional que ser proativo é uma característica indispensável para se manter relevante. Seja na busca de novos conhecimentos e atualizações ou execução de tarefas antes do prazo.

Criatividade

Profissionais criativos são altamente requisitados em todas as áreas de atuação. Através de um repertório mais amplo de um profissional capacitado, soluções criativas e mais funcionais se tornam mais evidentes para os problemas da rotina de trabalho.

Flexibilidade

A flexibilidade e a capacidade de adaptação e organização é uma característica muito atraente para as empresas hoje em dia. Um profissional flexível e que seja capaz de contornar e solucionar situações complexas do cotidiano é um forte candidato para eventualmente assumir cargos de liderança.

Para saber mais sobre a importância da capacitação profissional para o mercado de trabalho cada vez mais exigente e ainda ficar por dentro de dicas e outros posts que podem te dar o direcionamento para alavancar sua carreira, visite nosso blog.

Compartilhe agora!

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Precisa de ajuda?