É um processo interno e permanente no UniAnchieta, com envolvimento de toda a comunidade da Instituição, e constitui-se de instrumentos qualitativos e quantitativos, servindo como uma prática que retroalimenta o planejamento de todas as ações acadêmicas e pedagógicas.
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com vistas à melhoria da qualidade da Educação Superior.
O UNIANCHIETA tem uma prática constante de retroalimentação versus avaliação, para melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, bem como dos cursos e programas de Extensão e Pesquisa, o que tem garantido o crescimento sólido de 80 anos de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. A prática de planejar ligada à avaliação permite ao UNIANCHIETA uma análise criteriosa dos resultados da Autoavaliação Institucional, a partir das dimensões preconizadas pelo SINAES, da atuação da CPA (Comissão Própria de Avaliação), dos resultados do ENADE, que permitem apontar e (re)direcionar ações, prevenindo fragilidades, o que nos permite constantemente reafirmar quem somos, onde estamos e assim saber quem queremos ser e onde queremos chegar para implementar, com segurança e viabilidade, o plano de expansão e todas as ações projetadas no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Nesse sentido, faz-se imprescindível o envolvimento de toda comunidade acadêmica em todos os processos de avaliação. SINAES O processo de Avaliação Institucional de uma Instituição de Ensino Superior é considerado uma das ferramentas mais importantes no processo de Gestão e Qualidade do Ensino. O SINAES, pela sua concepção, segundo a CONAES (2004 p.13), tem como princípios fundamentais:LEIS
Lei n. 10.861-2004
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
DECRETOS
Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017
Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.
Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017
Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
PORTARIAS
Portaria nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019
Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância – EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior – IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.
Portaria nº 840, de 24 de agosto de 2018
Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes.
Portaria nº 315, de 04 de abril de 2018
Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância.
Portaria Normativa nº 23, de 21 de dezembro de 2017
Dispõe sobre os fluxos dos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos. (Redação dada pela Portaria Normativa nº 742, de 3 de agosto de 2018)
Portaria Normativa nº 21, de 21 de dezembro de 2017
Dispõe sobre o sistema e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC.
Portaria Normativa nº 20, de 21 de dezembro de 2017
Dispõe sobre os procedimentos e o padrão decisório dos processos de credenciamento, recredenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos, nas modalidades presencial e a distância, das instituições de educação superior do sistema federal de ensino.
Portaria Normativa nº 11, de 20 de junho de 2017
Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017
Portaria nº 12-2008
Institui o Índice Geral de Cursos da Instituição de Educação Superior (IGC).
Portaria nº 4-2008
Regulamenta a aplicação do CPC, para fins dos processos de renovação de reconhecimento respectivos, no âmbito do ciclo avaliativo do SINAES instaurado pela Portaria Normativa n. 1, de 2007.
Portaria nº 2.051-2004
Regulamenta a Lei do SINAES
RESOLUÇÕES
Resolução nº 1, de 06 de abril de 2018
Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências.
Resolução nº 1, de 11 de março de 2016
Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância.
DOCUMENTOS MEC
Instrumento de Avaliação Institucional Externa Presencial e a Distância – Credenciamento
Instrumento de Avaliação Institucional Externa Presencial e a Distância – Recredenciamento
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Autorização
Nota Técnica 65/2014
Dispõe sobre a elaboração dos relatórios da CPA
Nota Técnica 62/2014
Dispõe sobre a elaboração do relato institucional
Nota Técnica INEP/DAES – fevereiro/2009
Estabelece prazo para postagem anual de relatório de autoavaliação institucional no Sistema e-MEC.
Nota Técnica INEP/DAES – abril/2008
Esclarece questões do Ofício INEP/DAES 00913/2008 e prorroga prazos nele informados.
Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições – CONAES – agosto/2004
Texto orientador que sistematiza a concepção, os princípios e as dimensões da avaliação estabelecidos pelo SINAES e define as diretrizes para a sua implementação.
Roteiro de Autoavaliação Institucional: Orientações Gerais – CONAES/INEP – 2004
Documento que operacionaliza as diretrizes do SINAES e apresenta as orientações para o roteiro de avaliação interna (autoavaliação institucional).
Composição da CPA | |
Nome | Segmento que representa |
Elvis Brassaroto Aleixo | Docente (recondução) |
Helena Torres Meirelles | Docente (recondução) |
Vanderlei Inácio de Paula | Docente (recondução) |
Gabriel Lima de Oliveira Bartholomeu | Discente |
João Vítor Cávoli Bonfim | Discente |
Wagner Aparecido Stefani | Discente |
Antonio Salvador Soares | Sociedade Civil (recondução) |
Rubilene Lustosa de Oliveira | Sociedade Civil |
Glauco Giuliano Vicentin Gobbi | Sociedade Civil |
Karina Fiorini Souza | Técnico-Administrativo (recondução) |
Loana Carolina Siqueira | Técnico-Administrativo (recondução) |
Mariana de Oliveira Polini | Técnico-Administrativo |
A Avaliação Institucional se constitui por três grandes eixos que compõem a avaliação da Instituição e dos cursos de graduação:
Infraestrutura
Acadêmico e Pedagógico
Divulgação
A divulgação dos resultados é um componente fundamental do processo avaliativo, com o objetivo de tornar públicas as oportunidades de discussão de ações necessárias de transformação. A divulgação ocorre por meio de diversos canais, incluindo:
A divulgação dos resultados é importante para garantir a transparência e a participação da comunidade acadêmica no processo avaliativo. Os resultados são discutidos e analisados pelos diversos segmentos da comunidade acadêmica, o que contribuiu para o desenvolvimento de ações de melhoria da qualidade da instituição.
O Centro Universitário realiza o processo avaliativo institucional, com o objetivo de coletar informações sobre os estudantes, docentes e coordenadores de cursos. Os resultados da avaliação são utilizados para a melhoria da qualidade da instituição.
Para a definição dos questionários a serem aplicados na autoavaliação, foram realizados encontros da CPA para a revisão dos instrumentos, para que eles possibilitassem uma eficaz coleta de dados que, combinados com outros indicadores, permitissem uma análise não só quantitativa como qualitativa das dimensões avaliadas. Novos questionários foram elaborados, durante o ano de 2020, pela CPA com a colaboração dos Coordenadores de Cursos e membros do Núcleo Docente Estruturante dos cursos e aplicados pela primeira vez em 2021.
Os questionários foram aplicados, via Web, no sistema Lyceum, para os envolvidos no processo avaliativo, isto é: alunos, professores, coordenadores e demais funcionários que compõem o corpo técnico-administrativo.
Com relação aos cursos presenciais, para a coleta dos dados, no primeiro semestre, foram aplicados os questionários aos discentes (perfil do ingressante, autoavaliação discente e avaliação docente) e aos docentes (autoavaliação e avaliação da coordenação e docente avaliando turma). Já no segundo semestre, para os coordenadores (avaliação da infraestrutura, avaliação da direção e avaliação do docente); docentes (avaliação da coordenação, infraestrutura, turma e autoavaliação); discentes (perfil do ingressante, avaliação da coordenação, docentes, infraestrutura, setores administrativos e autoavaliação).
Para os cursos ofertados na modalidade a distância, os questionários foram aprimorados e aplicados exclusivamente para os discentes dessa modalidade, foram aplicados os seguintes instrumentos: perfil do ingressante, autoavaliação discente, avaliação das disciplinas, avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem e da Infraestrutura e Polo de Apoio Presencial.
Desde 2021, a Instituição passou a ofertar cursos de graduação na modalidade a distância com carga horária presencial, ou seja, cursos na modalidade a distância com até 30% da carga horária presencial e cursos presenciais com até 40% da carga horária na modalidade a distância. Esse formato de curso difere-se da forma e metodologia aplicadas nos cursos presenciais e nos cursos, predominantemente, a distância, apenas por questão de diferenciação os chamaremos de semipresenciais. Por esse motivo e buscando entender a necessidade desse aluno que opta por essa vertente de curso, foram elaborados instrumentos específicos para aplicação, inicialmente, aos discentes. Com base na aplicação realizada em 2021 e no 1º semestre letivo de 2022, os dados e os instrumentos foram revistos e modificados para buscar cada vez mais identificar as reais necessidades da comunidade acadêmica. Diante disso, foram aplicados, a partir do 2º semestre letivo de 2022, os instrumentos de: perfil do ingressante, autoavaliação discente, avaliação das disciplinas, avaliação dos docentes, avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem e da Infraestrutura e Polo de Apoio Presencial. Atualmente, os instrumentos são aplicados, exclusivamente, aos discentes, porém no próximo triênio haverá a expansão para os demais atores da comunidade acadêmica.
Todo esse processo permitiu, num segundo momento, a criação de um banco de dados, disponibilizado pelo pessoal do setor de Tecnologia da Informação. Esse Banco de Dados é apresentado em um sistema próprio para gerenciamento do processo de avaliação institucional pela CPA, onde são
gerados relatórios com informações resumidas acerca do item que estava sendo pesquisado, de forma a subsidiar a análise qualitativa dos dados coletados.
Para os funcionários foram aplicados os instrumentos referentes à autoavaliação, avaliando gestor, infraestrutura e serviços.
Os instrumentos abaixo descritos foram elaborados de forma a contemplar as especificidades da instituição.
Estratégias:
Reuniões técnicas e sessões de trabalho: reuniões internas da Comissão Própria de Avaliação (CPA), com coordenadores de cursos e diretores e com funcionários dos departamentos.
Análise documental: análise dos documentos, processos e registros da Instituição.
Reuniões avaliativas: realizadas pelos cursos/departamentos para avaliação qualitativa dos alunos/técnico-administrativos.
Grupos focais: discussões sobre temas específicos de cada curso, área ou setor.
Questionários: aplicados via Web, para os envolvidos no processo avaliativo.
Instrumentos:
O Perfil do Ingressante é composto por 39 questões para cursos presenciais, 34 questões para cursos a distância e 34 questões para cursos híbridos. As questões abordam temas como:
Perfil do ingressante
O questionário do Perfil do Ingressante é uma ferramenta essencial para compreender a diversidade e as expectativas dos alunos que iniciam sua jornada acadêmica. Para os cursos presenciais, o questionário é detalhado com trinta e seis (36) questões, enquanto para os cursos a distância, ele é constituído por trinta e uma (31) questões. O propósito desses questionários é coletar dados sociográficos, como idade, sexo, escolaridade e renda, e psicográficos, que abrangem atitudes, valores e comportamentos dos novos estudantes. Além disso, incluem questões pertinentes ao contexto acadêmico, fornecendo insights valiosos para a instituição aprimorar suas estratégias de ensino e acolhimento.
Avaliação pelos Discentes – cursos presenciais
Os discentes de cursos presenciais do Centro Universitário responderam a um questionário com 53 questões, divididas em três relatórios:
Avaliação dos docentes: 13 questões, com o objetivo de avaliar o grau de envolvimento dos docentes nas atividades em sala de aula, incluindo relacionamento interpessoal, ação pedagógica e participação, além do suporte, a dinâmica e as ferramentas utilizados pelo docente para a realização das aulas em formato remoto.
Avaliação pelos Discentes – cursos na modalidade a distância
Os discentes de cursos na modalidade a distância do Centro Universitário responderam a um questionário com 37 questões, divididas em quatro relatórios:
Avaliação pelos Discentes: cursos no presencial modular ou EAD com Aulas Práticas
Assim, a partir do segundo semestre de 2022, os discentes responderam a quarenta e quatro (44) questões, distribuídas em cinco relatórios distintos:
Avaliação pelo docente e Coordenador
O Centro Universitário realiza avaliação institucional com a participação de docentes, coordenadores e diretores acadêmicos.
Avaliação pelo docente
Os docentes responderam a um questionário com 51 questões, divididas em quatro relatórios:
Avaliação pelo docente e Coordenador
O Centro Universitário realiza avaliação institucional com a participação de docentes, coordenadores e diretores acadêmicos.
Avaliação pelo docente
Os docentes responderam a um questionário com 51 questões, divididas em quatro relatórios:
Avaliação pelo coordenador
Os coordenadores responderam a um questionário com 47 questões, divididas em três relatórios:
Avaliação pela Diretoria Acadêmica
A equipe da Diretoria Acadêmica respondeu onze (11) questões referentes à avaliação dos coordenadores de curso. Este instrumento foi projetado para medir a eficácia dos coordenadores em atender às demandas administrativas e acadêmicas, além de avaliar a eficiência da comunicação com a equipe diretiva na resolução de problemas.
Avaliação pelos técnicos-administrativos
Os funcionários participam respondendo a trinta (30) questões que abrangiam autoavaliação, trabalho e comunicação, desenvolvimento profissional, atendimento do setor, avaliação do gestor, infraestrutura, fornecendo feedback valioso sobre a operação interna da instituição.
Análise dos dados:
Após a coleta dos dados, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa.
Análise quantitativa: identificação de tendências e padrões nos resultados obtidos.
Análise qualitativa: compreensão do significado dos resultados obtidos.
Resultados:
Os resultados da avaliação identificaram pontos de melhoria em diferentes áreas da instituição. As informações coletadas serão utilizadas para a elaboração de políticas e ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino.
Conclusão:
O processo avaliativo do Centro Universitário foi democrático e participativo, e os resultados serão utilizados para a melhoria da qualidade da instituição.
O Boletim da CPA é uma publicação periódica que tem como objetivo divulgar as ações da Comissão Própria de Avaliação (CPA) de uma instituição de ensino superior. O boletim é uma ferramenta importante de transparência e participação, pois permite que a comunidade acadêmica conheça os trabalhos da CPA e participe da avaliação da instituição.
O boletim geralmente apresenta os seguintes tópicos:
A participação da comunidade acadêmica na elaboração do boletim é fundamental para garantir a sua relevância e utilidade. Os membros da CPA podem convidar alunos, professores e técnicos-administrativos a contribuir com artigos, estudos e sugestões.
O Boletim da CPA é uma importante ferramenta para promover a avaliação participativa e democrática da educação superior. Ao divulgar as ações da CPA e permitir a participação da comunidade acadêmica, o boletim contribui para o aprimoramento da qualidade do ensino superior.
2023
2024
Av. Odila Azalim, 575 – PORTARIA 1
Av. Doutor Adoniro Ladeira, 94 – PORTARIA 2
(Km 55,5 Rodovia Anhanguera)
Vila Nova Jundiainópolis – Jundiaí/SP
CEP: 13210-795
De 2ª a 6ª feira: das 07h30 às 21h30
Sábado: das 09h às 13h