É um processo interno e permanente no UniAnchieta, com envolvimento de toda a comunidade da Instituição, e constitui-se de instrumentos qualitativos e quantitativos, servindo como uma prática que retroalimenta o planejamento de todas as ações acadêmicas e pedagógicas.
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com vistas à melhoria da qualidade da Educação Superior.
O UNIANCHIETA tem uma prática constante de retroalimentação versus avaliação, para melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, bem como dos cursos e programas de Extensão e Pesquisa, o que tem garantido o crescimento sólido de 80 anos de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. A prática de planejar ligada à avaliação permite ao UNIANCHIETA uma análise criteriosa dos resultados da Autoavaliação Institucional, a partir das dimensões preconizadas pelo SINAES, da atuação da CPA (Comissão Própria de Avaliação), dos resultados do ENADE, que permitem apontar e (re)direcionar ações, prevenindo fragilidades, o que nos permite constantemente reafirmar quem somos, onde estamos e assim saber quem queremos ser e onde queremos chegar para implementar, com segurança e viabilidade, o plano de expansão e todas as ações projetadas no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Nesse sentido, faz-se imprescindível o envolvimento de toda comunidade acadêmica em todos os processos de avaliação. SINAES O processo de Avaliação Institucional de uma Instituição de Ensino Superior é considerado uma das ferramentas mais importantes no processo de Gestão e Qualidade do Ensino. O SINAES, pela sua concepção, segundo a CONAES (2004 p.13), tem como princípios fundamentais:LEIS
Lei n. 10.861-2004
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
DECRETOS
Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017
Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.
Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017
Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
PORTARIAS
Portaria nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019
Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância – EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior – IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.
Portaria nº 840, de 24 de agosto de 2018
Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes.
Portaria nº 315, de 04 de abril de 2018
Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância.
Portaria Normativa nº 23, de 21 de dezembro de 2017
Dispõe sobre os fluxos dos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos. (Redação dada pela Portaria Normativa nº 742, de 3 de agosto de 2018)
Portaria Normativa nº 21, de 21 de dezembro de 2017
Dispõe sobre o sistema e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC.
Portaria Normativa nº 20, de 21 de dezembro de 2017
Dispõe sobre os procedimentos e o padrão decisório dos processos de credenciamento, recredenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos, nas modalidades presencial e a distância, das instituições de educação superior do sistema federal de ensino.
Portaria Normativa nº 11, de 20 de junho de 2017
Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017
Portaria nº 12-2008
Institui o Índice Geral de Cursos da Instituição de Educação Superior (IGC).
Portaria nº 4-2008
Regulamenta a aplicação do CPC, para fins dos processos de renovação de reconhecimento respectivos, no âmbito do ciclo avaliativo do SINAES instaurado pela Portaria Normativa n. 1, de 2007.
Portaria nº 2.051-2004
Regulamenta a Lei do SINAES
RESOLUÇÕES
Resolução nº 1, de 06 de abril de 2018
Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências.
Resolução nº 1, de 11 de março de 2016
Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância.
DOCUMENTOS MEC
Instrumento de Avaliação Institucional Externa Presencial e a Distância – Credenciamento
Instrumento de Avaliação Institucional Externa Presencial e a Distância – Recredenciamento
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Autorização
Nota Técnica 65/2014
Dispõe sobre a elaboração dos relatórios da CPA
Nota Técnica 62/2014
Dispõe sobre a elaboração do relato institucional
Nota Técnica INEP/DAES – fevereiro/2009
Estabelece prazo para postagem anual de relatório de autoavaliação institucional no Sistema e-MEC.
Nota Técnica INEP/DAES – abril/2008
Esclarece questões do Ofício INEP/DAES 00913/2008 e prorroga prazos nele informados.
Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições – CONAES – agosto/2004
Texto orientador que sistematiza a concepção, os princípios e as dimensões da avaliação estabelecidos pelo SINAES e define as diretrizes para a sua implementação.
Roteiro de Autoavaliação Institucional: Orientações Gerais – CONAES/INEP – 2004
Documento que operacionaliza as diretrizes do SINAES e apresenta as orientações para o roteiro de avaliação interna (autoavaliação institucional).
O que é CPA?
A CPA (Comissão Própria de Avaliação) do Centro Universitário Padre Anchieta é uma comissão composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada e tem como objetivo coordenar e articular o processo interno de avaliação, bem como sistematizar e disponibilizar informações e dados das avaliações a toda comunidade acadêmica.
Ato de designação da CPA: Resolução CONUN 001/2024
Período de mandato da CPA: de 08/02/2024 a 08/02/2027
Composição da CPA | |
Nome | Segmento que representa |
Julia Figueiredo Machado | Docente |
Elvis Brassaroto Aleixo | Docente (recondução) |
Helena Torres Meirelles | Docente (recondução) |
Vanderlei Inácio de Paula | Docente (recondução) |
Amanda Roberta Ribas Dutra | Discente |
Wagner Aparecido Stefani | Discente |
Antonio Salvador Soares | Sociedade Civil Organizada (recondução) |
Rubilene Lustosa de Oliveira | Sociedade Civil Organizada |
Karina Fiorini Souza | Técnico-administrativo |
Loana Carolina Siqueira | Técnico-administrativo (recondução) |
Coordenação da CPA
Vanderlei Inácio de Paula
A Avaliação Institucional se constitui por três grandes eixos que compõem a avaliação da Instituição e dos cursos de graduação:
Infraestrutura
Acadêmico e Pedagógico
Divulgação
A divulgação dos resultados é um componente fundamental do processo avaliativo, com o objetivo de tornar públicas as oportunidades de discussão de ações necessárias de transformação.
A divulgação ocorre por meio de diversos canais, incluindo:
A divulgação dos resultados é importante para garantir a transparência e a participação da comunidade acadêmica no processo avaliativo. Os resultados são discutidos e analisados pelos diversos segmentos da comunidade acadêmica, o que contribuiu para o desenvolvimento de ações de melhoria da qualidade da instituição.
O Centro Universitário realiza o processo avaliativo institucional, com o objetivo de coletar informações sobre os estudantes, docentes e coordenadores de cursos. Os resultados da avaliação são utilizados para a melhoria da qualidade da instituição.
Para a definição dos questionários a serem aplicados na autoavaliação, foram realizados encontros da CPA para a revisão dos instrumentos, para que eles possibilitassem uma eficaz coleta de dados que, combinados com outros indicadores, permitissem uma análise não só quantitativa como qualitativa das dimensões avaliadas. Novos questionários foram elaborados, durante o ano de 2020, pela CPA com a colaboração dos Coordenadores de Cursos e membros do Núcleo Docente Estruturante dos cursos e aplicados pela primeira vez em 2021.
Os questionários foram aplicados, via Web, no sistema Lyceum, para os envolvidos no processo avaliativo, isto é: alunos, professores, coordenadores e demais funcionários que compõem o corpo técnico-administrativo.
Com relação aos cursos presenciais, para a coleta dos dados, no primeiro semestre, foram aplicados os questionários aos discentes (perfil do ingressante, autoavaliação e avaliação docente) e aos docentes (autoavaliação e avaliação da coordenação). Já no segundo semestre, para os coordenadores (avaliação da infraestrutura); docentes (avaliação da coordenação, infraestrutura e autoavaliação); discentes (avaliando coordenação, docentes, infraestrutura, setores administrativos e autoavaliação).
Para os cursos na modalidade a distância, nesse momento, os questionários foram aplicados exclusivamente para os discentes, a saber: perfil do ingressante, autoavaliação discente, avaliação das disciplinas, dos tutores, do Ambiente Virtual de Aprendizagem e da Infraestrutura e Polo de Apoio Presencial.
Em 2021, a IES iniciou a oferta de cursos de graduação em formato híbrido, ou seja, cursos com parte da carga horária presencial e parte na modalidade a distância. Esse formato de curso difere-se da forma e metodologia aplicadas nos cursos presenciais e nos cursos, predominantemente, a distância. Por esse motivo e buscando entender a necessidade desse aluno que opta por essa vertente de curso, foram elaborados instrumentos específicos para aplicação, inicialmente, aos discentes. Com base na aplicação realizada em 2021, os dados e os instrumentos serão revistos e modificados para buscar cada vez mais identificar as reais necessidades da comunidade acadêmica.
Todo esse processo permitiu, num segundo momento, a criação de um banco de dados, disponibilizado pelo pessoal do setor de Tecnologia da Informação. Esse Banco de Dados é apresentado em um sistema próprio para gerenciamento do processo de avaliação institucional pela CPA, onde são gerados relatórios com informações resumidas acerca do item que estava sendo pesquisado, de forma a subsidiar a análise qualitativa dos dados coletados.
Os instrumentos abaixo descritos foram elaborados de forma a contemplar as especificidades da instituição.
Estratégias:
Reuniões técnicas e sessões de trabalho: reuniões internas da Comissão Própria de Avaliação (CPA), com coordenadores de cursos e diretores e com funcionários dos departamentos.
Análise documental: análise dos documentos, processos e registros da Instituição.
Reuniões avaliativas: realizadas pelos cursos/departamentos para avaliação qualitativa dos alunos/técnico-administrativos.
Grupos focais: discussões sobre temas específicos de cada curso, área ou setor.
Questionários: aplicados via Web, para os envolvidos no processo avaliativo.
Instrumentos:
O Perfil do Ingressante é composto por 39 questões para cursos presenciais, 34 questões para cursos a distância e 34 questões para cursos híbridos. As questões abordam temas como:
Perfil do ingressante
O Perfil do Ingressante dos cursos presenciais é composto por trinta e nove (39) questões, dos cursos na modalidade a distância e no formato híbrido é composto por trinta e quatro (34) questões, estes questionários tiveram por objetivo coletar informações sobre o perfil sociográfico (idade, sexo, escolaridade, renda etc) e o perfil psicográfico (atitudes, valores e comportamentos) dos ingressantes, bem como questões da área acadêmica.
Avaliação pelos Discentes – cursos presenciais
Os discentes de cursos presenciais do Centro Universitário responderam a um questionário com 53 questões, divididas em três relatórios:
Avaliação pelos Discentes – cursos na modalidade a distância
Os discentes de cursos na modalidade a distância do Centro Universitário responderam a um questionário com 37 questões, divididas em quatro relatórios:
Avaliação pelos Discentes: cursos no presencial modular ou EAD com Aulas Práticas
Os discentes de cursos no formato híbrido do Centro Universitário responderam a dois questionários diferentes, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre de 2022.
Primeiro semestre:
22 questões divididas em quatro relatórios:
Segundo semestre:
44 questões divididas em cinco relatórios:
Avaliação pelo docente e Coordenador
O Centro Universitário realiza avaliação institucional com a participação de docentes, coordenadores e diretores acadêmicos.
Avaliação pelo docente
Os docentes responderam a um questionário com 51 questões, divididas em quatro relatórios:
Avaliação pelo coordenador
Os coordenadores responderam a um questionário com 47 questões, divididas em três relatórios:
Avaliação pela Diretoria Acadêmica
A equipe da Diretoria Acadêmica respondeu a um questionário com 11 questões, com o objetivo de avaliar o papel do coordenador de curso frente às demandas administrativas e acadêmicas, bem como a comunicação com a equipe diretiva para a resolução de problemas.
Análise dos dados:
Após a coleta dos dados, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa.
Análise quantitativa: identificação de tendências e padrões nos resultados obtidos.
Análise qualitativa: compreensão do significado dos resultados obtidos.
Resultados:
Os resultados da avaliação identificaram pontos de melhoria em diferentes áreas da instituição. As informações coletadas serão utilizadas para a elaboração de políticas e ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino.
Conclusão:
O processo avaliativo do Centro Universitário foi democrático e participativo, e os resultados serão utilizados para a melhoria da qualidade da instituição.
Av. Odila Azalim, 575 – PORTARIA 1
Av. Doutor Adoniro Ladeira, 94 – PORTARIA 2
(Km 55,5 Rodovia Anhanguera)
Vila Nova Jundiainópolis – Jundiaí/SP
CEP: 13210-795
De 2ª a 6ª feira: das 07h30 às 21h30
Sábado: das 09h às 13h