É um processo interno e permanente no UniAnchieta, com envolvimento de toda a comunidade da Instituição, e constitui-se de instrumentos qualitativos e quantitativos, servindo como uma prática que retroalimenta o planejamento de todas as ações acadêmicas e pedagógicas.
A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com vistas à melhoria da qualidade da Educação Superior.
O UNIANCHIETA tem uma prática constante de retroalimentação versus avaliação, para melhoria da qualidade dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, bem como dos cursos e programas de Extensão e Pesquisa, o que tem garantido o crescimento sólido de 80 anos de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. A prática de planejar ligada à avaliação permite ao UNIANCHIETA uma análise criteriosa dos resultados da Autoavaliação Institucional, a partir das dimensões preconizadas pelo SINAES, da atuação da CPA (Comissão Própria de Avaliação), dos resultados do ENADE, que permitem apontar e (re)direcionar ações, prevenindo fragilidades, o que nos permite constantemente reafirmar quem somos, onde estamos e assim saber quem queremos ser e onde queremos chegar para implementar, com segurança e viabilidade, o plano de expansão e todas as ações projetadas no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Nesse sentido, faz-se imprescindível o envolvimento de toda comunidade acadêmica em todos os processos de avaliação. SINAES O processo de Avaliação Institucional de uma Instituição de Ensino Superior é considerado uma das ferramentas mais importantes no processo de Gestão e Qualidade do Ensino. O SINAES, pela sua concepção, segundo a CONAES (2004 p.13), tem como princípios fundamentais:LEIS
Lei n. 10.861-2004
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
DECRETOS
Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017
Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.
Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017
Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
PORTARIAS
Portaria nº 2.117, de 06 de dezembro de 2019
Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância – EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior – IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.
Portaria nº 840, de 24 de agosto de 2018
Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes.
Portaria nº 315, de 04 de abril de 2018
Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância.
Portaria Normativa nº 23, de 21 de dezembro de 2017
Dispõe sobre os fluxos dos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos. (Redação dada pela Portaria Normativa nº 742, de 3 de agosto de 2018)
Portaria Normativa nº 21, de 21 de dezembro de 2017
Dispõe sobre o sistema e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC.
Portaria Normativa nº 20, de 21 de dezembro de 2017
Dispõe sobre os procedimentos e o padrão decisório dos processos de credenciamento, recredenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como seus aditamentos, nas modalidades presencial e a distância, das instituições de educação superior do sistema federal de ensino.
Portaria Normativa nº 11, de 20 de junho de 2017
Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017
Portaria nº 12-2008
Institui o Índice Geral de Cursos da Instituição de Educação Superior (IGC).
Portaria nº 4-2008
Regulamenta a aplicação do CPC, para fins dos processos de renovação de reconhecimento respectivos, no âmbito do ciclo avaliativo do SINAES instaurado pela Portaria Normativa n. 1, de 2007.
Portaria nº 2.051-2004
Regulamenta a Lei do SINAES
RESOLUÇÕES
Resolução nº 1, de 06 de abril de 2018
Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências.
Resolução nº 1, de 11 de março de 2016
Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância.
DOCUMENTOS MEC
Instrumento de Avaliação Institucional Externa Presencial e a Distância – Credenciamento
Instrumento de Avaliação Institucional Externa Presencial e a Distância – Recredenciamento
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Autorização
Nota Técnica 65/2014
Dispõe sobre a elaboração dos relatórios da CPA
Nota Técnica 62/2014
Dispõe sobre a elaboração do relato institucional
Nota Técnica INEP/DAES – fevereiro/2009
Estabelece prazo para postagem anual de relatório de autoavaliação institucional no Sistema e-MEC.
Nota Técnica INEP/DAES – abril/2008
Esclarece questões do Ofício INEP/DAES 00913/2008 e prorroga prazos nele informados.
Diretrizes para a Autoavaliação das Instituições – CONAES – agosto/2004
Texto orientador que sistematiza a concepção, os princípios e as dimensões da avaliação estabelecidos pelo SINAES e define as diretrizes para a sua implementação.
Roteiro de Autoavaliação Institucional: Orientações Gerais – CONAES/INEP – 2004
Documento que operacionaliza as diretrizes do SINAES e apresenta as orientações para o roteiro de avaliação interna (autoavaliação institucional).
Composição da CPA | |
Nome | Segmento que representa |
Elvis Brassaroto Aleixo | Docente (recondução) |
Helena Torres Meirelles | Docente (recondução) |
Vanderlei Inácio de Paula | Docente (recondução) |
Gabriel Lima de Oliveira Bartholomeu | Discente |
João Vítor Cávoli Bonfim | Discente |
Wagner Aparecido Stefani | Discente |
Antonio Salvador Soares | Sociedade Civil (recondução) |
Rubilene Lustosa de Oliveira | Sociedade Civil |
Glauco Giuliano Vicentin Gobbi | Sociedade Civil |
Karina Fiorini Souza | Técnico-Administrativo (recondução) |
Loana Carolina Siqueira | Técnico-Administrativo (recondução) |
Pamella Cristina Paganatto Herrera | Técnico-Administrativo |
A Avaliação Institucional se constitui por três grandes eixos que compõem a avaliação da Instituição e dos cursos de graduação:
Av. Odila Azalim, 575 – PORTARIA 1
Av. Doutor Adoniro Ladeira, 94 – PORTARIA 2
(Km 55,5 Rodovia Anhanguera)
Vila Nova Jundiainópolis – Jundiaí/SP
CEP: 13210-795
De 2ª a 6ª feira: das 07h30 às 21h30
Sábado: das 09h às 13h