Academia de Formação Continuada

2002

Fundação da Academia de Capacitação Continuada Docente (ACCD) pelo Prof. João Antônio de Vasconcellos.

2015

Ajuste no nome de "Capacitação" para "Formação Continuada".

2015

Fundação da Academia de Formação Técnico- Administrativa.

2022

Inclusão de suporte de tutoria em diversas disciplinas.

Em 6 de dezembro de 2002, o professor João Antonio de Vasconcellos fundou a Academia de Capacitação Continuada Docente (ACCD), na então Faculdade Padre Anchieta, com o objetivo de fomentar e incentivar as atividades de formação e aprimoramento dos professores que integravam o corpo docente da Instituição. A busca incessante pelo saber e pelo conhecimento é intrínseca ao ser humano, sendo a fonte essencial para o aperfeiçoamento constante e a interação com o próximo e o meio social. A ACCD torna-se o percurso para a promoção de melhorias na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão e de transformações na comunidade acadêmica.s

No início de 2015, a Comissão Própria de Avaliação refletiu sobre as ações da Academia e fez considerações a respeito da substituição do termo "Capacitação" por "Formação Continuada". Segundo a perspectiva pedagógica da Instituição, esse novo termo reflete a complexidade envolvida na formação docente e a necessidade de um aprendizado contínuo, que está além da simples aquisição de habilidades, abrangendo também o desenvolvimento integral dos educadores e sua atualização constante frente aos desafios da educação.

Assim, a AFCD estabelece, a cada semestre letivo, de formação continuada para contribuir com o desenvolvimento acadêmico, profissional e cultural de seus docentes e, conseguinte, de seus estudantes. A Academia se fortalece com a participação de outros profissionais da comunidade interna, como coordenadores de curso e membros da Diretoria Acadêmica.

Em 2015, foi fundada também a Academia de Formação Continuada Técnico-Administrativa, com o objetivo de oferecer capacitação e desenvolvimento contínuo para os profissionais. Busca-se promover a atualização constante de competências e conhecimentos, alinhando as habilidades dos colaboradores às necessidades institucionais e ao avanço das práticas administrativas. Dessa forma, tem-se o objetivo de fortalecer a eficiência operacional, melhorar o atendimento às demandas educacionais e de estudantes.

O Centro Universitário Padre Anchieta oferece uma ampla gama de cursos de graduação, incluindo licenciaturas, bacharelados e tecnólogos, nas modalidades de ensino presencial e a distância. Desde 2022, a instituição conta com o suporte de tutoria em diversas disciplinas, ampliando o acompanhamento e o suporte pedagógico oferecido aos alunos. Em consonância com essa perspectiva, a Academia de Formação Continuada implementou ações específicas para a capacitação dos tutorest com foco no desenvolvimento de competências que favorecem a interação efetiva com os alunos, o uso das ferramentas digitais de ensino e o fortalecimento das práticas pedagógicas integradas aos objetivos de cada curso de graduação e pós-graduação.

Academia de Formação Docente

Proposta pedagógica da Academia de Formação Continuada

O Centro Universitário Padre Anchieta é reconhecido por sua dedicação contínua ao ensino, à pesquisa e à extensão e destaca-se pela excelência de seu corpo docente. Para manter esse padrão de qualidade, é essencial garantir aos professores uma carreira acadêmica estável, além de oferecer oportunidades constantes de aperfeiçoamento acadêmico, profissional e cultural, reforçando o princípio da competência e da atualização científica.

Para concretizar esses princípios, o professor João Antonio de Vasconcellos fundou, em 6 de dezembro de 2002, a Academia de Capacitação Continuada Docente (ACCD), na então Faculdade Padre Anchieta, com o objetivo de fomentar e incentivar as atividades de formação e aprimoramento dos professores que integravam o corpo docente da Instituição. Acreditamos que a busca incessante pelo saber e pelo conhecimento é intrínseca ao ser humano, sendo a fonte essencial para o aperfeiçoamento constante e a interação com o próximo e o meio social. A ACCD torna-se o percurso para a promoção de melhorias na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão e de transformações na comunidade acadêmica.

No início de 2015, a Comissão Própria de Avaliação refletiu sobre as ações da Academia e fez considerações a respeito da substituição do termo "Capacitação" por "Formação Continuada". Segundo a perspectiva pedagógica da Instituição, esse novo termo reflete a complexidade envolvida na formação docente e a necessidade de um aprendizado contínuo, que está além da simples aquisição de habilidades, abrangendo também o desenvolvimento integral dos educadores e sua atualização constante frente aos desafios da educação.

Assim, a AFCD estabelece, a cada semestre letivo, ações de formação continuada para contribuir com o desenvolvimento acadêmico, profissional e cultural de seus docentes e, por extensão, de seus estudantes. A Academia se fortalece com a participação de outros profissionais da comunidade acadêmica, como coordenadores de curso e membros da Diretoria Acadêmica. Em 2015, foi fundada também a Academia de Formação Continuada Técnico- Administrativa.

Adicione o texto do seu título aqui

Entre seus principais objetivos, destacam-se:

01

Qualificar o corpo docente, tutoria e técnico-administrativo por meio de programas de formação continuada, como reuniões, cursos, oficinas, treinamentos e palestras, visando a constante melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

02

Incentivar a participaçao ativa do corpo docente, tutoria e tecnico-administrattvo em cursos de graduaçao e pós-graduação. tanto internos quanto externos.

03

Fortalecer a atuação dos profissionais nos cursos EaD e presenciais. promovendo o entendimento das particularidades das trilhas de aprendizagem e das ações de docência e tutoria no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

04

Incorporar inovaçôes tecnológicas e metodológicas para aprimorar os processos de ensino-aprendizagem, bem como os serviços técnico-administrativos.

Com esse compromisso, a AFC busca fomentar uma cultura de excelência e melhoria contínua, assegurando que todos os envolvidos estejam preparados para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos. Dessa forma, a Academia reafirma seu papel essencial na construção de uma I educação dinâmica, inclusiva e de alta qualidade.

A Semana Pedagógica do segundo semestre letivo de 2024 iniciou em 08/08/2024 com as palestras dos professores Leandro Ortunes e Karina Tomelin.

A Semana Pedagógica do primeiro semestre letivo de 2024 iniciou em 23/01/2024 com a palestra "Transtorno do espectro autista na vida adulta: desafios no ensino superior" da professora Carla Salvatore Sá.

CONFIRMADO

Parabéns! Sua inscrição está confirmada! 🎉

Enviaremos mais informações sobre o evento no Email e WhatsApp cadastrado!

Precisa de ajuda?