Cinco cargos de engenharia que estão em alta no mercado brasileiro
Fique ligado nas engenharias que estão em alta e se especialize para entrar no mercado de trabalho.
De acordo com matéria da revista Exame, a demanda por alguns profissionais de engenharia cresceu cerca de 30% a mais que no ano passado.
O momento atual da economia brasileira ainda gera um cenário difícil para grande parte das engenharias no país, porém, a boa notícia é que a indústria está voltando a recrutar engenheiros. A consultoria Page Personnel, especializada em recrutamento de profissionais, destaca cinco engenharias que estão com a contratação em alta, com salários médios variando entre 8 mil e 12 mil reais. Confira:
Engenheiro de projetos Com especialização em gestão de projetos, esse profissional pode coordenar todas as etapas de um projeto. A área em que atua dentro da empresa não é definida, pois a gestão de projetos pode se encaixar em diferentes setores de uma organização. Esta profissão está em alta devido à necessidade de retomada de investimentos em projetos.
Engenheiro de aplicação e vendas Esse profissional é auxiliar direto do executivo de vendas. É ele o especialista em produtos e/ou serviços da empresa. O suporte do engenheiro de aplicação ocorre em todas as etapas: negociação, apresentação e definição da proposta. Esta engenharia está em alta, pois houve a retomada de produção e vendas na indústria.
Engenheiro de manutenção Formado em engenharia com foco em elétrica, mecânica, automação ou mecatrônica, toda a programação de manutenção preventiva e corretiva fica sob a responsabilidade desse profissional, além de também controlar KPIs (Indicadores-chave de Desempenho) e realizar a gestão da equipe de produção, visando o melhor funcionamento das máquinas e de toda a linha de produção. Este profissional foi muito procurado durante crise, pois muitas linhas de produção estavam livres para a realização da manutenção preventiva.
Engenheiro químico Este profissional alia conhecimentos nas áreas de química, biologia, física, computação e matemática a fim de projetar, construir e operar plantas industriais que transformam matérias-primas em produtos finais por meio de processos químicos. A retomada da produção tem feito aumentar a demanda por esse profissional.
Engenheiro de segurança contra incêndio e pânico Com formação em engenharia e/ou especialização em segurança do trabalho, esse profissional tem a responsabilidade de habilitar empresas, indústrias e condomínios a projetar e gerenciar sistemas preventivos contra incêndio e pânico.