Um ambiente saudável na empresa é essencial para os bons resultados

A importância do clima organizacional e como os profissionais de RH podem ajudar no estabelecimento e na manutenção de um bom ambiente de trabalho

explore a importância de um ambiente de trabalho saudável para impulsionar o desempenho e os resultados positivos nas empresas, destacando práticas que promovem o bem-estar dos colaboradores.

Trabalhar em um lugar, construir uma carreira e ter sucesso naquilo que está desempenhando em seu cargo é algo desejado por muitos que exercem suas atividades ao lado de colegas profissionais.

No trabalho, os profissionais devem dar o máximo de si para colocar em prática todos os conhecimentos que obtiveram na sua formação e entregar resultados satisfatórios para a empresa. Porém, não é só de conhecimento que um profissional é movido e não é só isso que fará com que ele apresente bons resultados.

Além do conhecimento adquirido, o profissional precisa trabalhar em um ambiente agradável, pois de nada adianta saber tudo se ele se sentir desmotivado na empresa.

Fonte: https://blog.convenia.com.br/ambiente-trabalho/


O bom ambiente de trabalho é aquele que tem funcionários engajados, motivados e de bom humor, que formam uma equipe que sabe se comunicar, trabalhar junto e valorizar o trabalho um do outro. Para o colaborador, proporcionar esse ambiente é gratificante, pois ele estará feliz realizando seu trabalho e entregando o máximo de si.

Para a empresa, isso traz só resultados positivos, como uma equipe satisfeita e serviços e produtos entregues com qualidade e no prazo solicitado.

Como manter o clima de trabalho harmonioso

Os próprios colaboradores da empresa são os principais condutores desse clima, capazes de tornar harmonioso o ambiente em que trabalham, seguindo alguns passos:

  1. Pratique a empatia: colocar-se no lugar do outro para saber o que ele está passando faz com que você saiba como lidar melhor com a situação e não magoe o colega.
  2. Seja gentil na sua comunicação: tome cuidado com o tom de voz e as palavras que vai usar para falar com outras pessoas; além disso, prefira conversar pelo telefone ou pessoalmente e evite e-mails, pois as palavras escritas geralmente são mais frias e podem ser interpretadas de formas diferentes.
  3. Mantenha o bom humor e seja otimista: compartilhe o seu otimismo e bom humor; ser gentil no trabalho faz com que os assuntos fluam da melhor maneira.
  4. Respeite as regras da empresa: agindo assim, você não ofenderá o colega que respeita as regras também, e isso gera conforto para todos.

Além disso, a própria empresa deve promover o bom ambiente e a motivação do colaborador.

Os profissionais de RH devem identificar os aspectos a serem melhorados, e isso pode ser feito por meio de uma pesquisa de clima, ouvindo-se todo o quadro de colaboradores de forma anônima para entender como eles estão se sentindo; a partir daí, trabalham-se os pontos negativos e as mudanças necessárias são feitas.

Como se tornar um profissional de psicologia para atuar no RH de uma empresa

Nem sempre apenas profissionais formados em RH trabalham nesse departamento; há muitos casos em que profissionais de psicologia atuam nesse setor das empresas, realizando atividades como admissões e demissões e tudo o que diz respeito ao comportamento dos colaboradores.

No UniAnchieta você pode fazer a graduação em Psicologia, que tem duração de cinco anos.

Compartilhe agora!

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Precisa de ajuda?