Soft skills e gestão de negócios

O que são soft skills e como usá-las na gestão de negócios?

compreenda a relevância das habilidades soft skills na eficácia da gestão de negócios.

Você sabe o que são soft skills? Basicamente, elas são habilidades intrínsecas à personalidade e às habilidades sociais de um indivíduo, muitas vezes relacionadas à capacidade de comunicação, trabalho em equipe e gestão interpessoal.

A verdade é que as soft skills são características cada vez mais desejadas por recrutadores que buscam por profissionais com perfil de liderança.

Neste artigo, vamos discutir mais a fundo como as soft skills influenciam no perfil de líder, assim como nas competências relacionadas à gestão de empresas.

O que você vai ver neste post:

Boa leitura!

O que são Soft skills?

Muito utilizado por profissionais de Recursos Humanos, especialmente recrutadores, o termo soft skills é usado para se referir a características distintas de um profissional, como suas habilidades interpessoais e de resolução de problemas.

Diferente das hard skills, que se referem às habilidades técnicas de um profissional e que podem ser adquiridas por meio  da formação acadêmica, cursos em áreas distintas e de treinamentos, as soft skills estão muito mais ligadas às capacidades individuais do profissional, ou seja, elas constituem suas qualidades distintas como pessoa. Algo que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho de hoje.

Para compreender de fato o que são soft skills, temos de ressaltar que essas habilidades não são necessariamente fáceis de serem mensuradas, pois elas  estão muito mais ligadas aos traços comportamentais de um indivíduo. 

Portanto, há muito mais sutileza quando tratamos de soft skills, visto que elas são mais pertinentes em situações que envolvem o âmbito emocional de um profissional.

No entanto, elas têm um impacto considerável no tangente das relações profissionais, e, por esse motivo, as soft skills são tão desejadas pelos recrutadores hoje. Isso porque, a capacidade de se lidar com as situações adversas do dia a dia profissional pode ser um desafio para muitos, e que vai exigir maturidade e preparação emocional para encontrar as melhores soluções.

Exemplos de soft skills

Já sabemos que as soft skills são habilidades relacionadas ao emocional e na capacidade de comunicação de cada indivíduo, mas para ilustrar melhor suas aplicações práticas no mundo corporativo, confira abaixo soft skills que são  muito relevantes para o mercado de trabalho de hoje:

Inteligência Emocional

Ser capaz de identificar problemas de maneira lógica e ainda lidar com o próprio emocional em situações difíceis é uma das principais características da inteligência emocional.

Podendo até ser encarada como “maturidade emocional”, essa é uma habilidade que permite ao profissional saber lidar com as próprias emoções, assim como a de seus pares. Mantendo o controle e a cabeça no lugar, mesmo durante as situações mais críticas.

Resiliência 

Relacionada à capacidade de resposta de um indivíduo, a resiliência ajudará o profissional a encontrar as soluções mais adequadas para cada situação adversa em sua rotina de trabalho.

Em uma visão macro, a resiliência está relacionada à habilidade de resolução de problemas e à adaptabilidade de um profissional.

Assertividade

Na era da conectividade, as comunicações se tornaram mais dinâmicas, mas devido ao fluxo constante dessas informações, ruídos podem ocorrer com mais frequência do que o desejado.

Por isso mesmo, a assertividade se faz tão importante e necessária nas relações profissionais de hoje, seja no repasse de ordens, nos feedbacks ou durante as negociações. 

Um profissional que seja comunicativamente assertivo faz questão de que tudo que é dito seja claro e devidamente entendido por todos os envolvidos, o que vai impedir que ocorram falhas de comunicação dentro do time ou com clientes.

Liderança

Além de tudo que citamos até agora, a capacidade de liderança é uma das habilidades mais importantes ligadas às soft skills. 

Muito se pergunta hoje sobre o que é e como ser um bom líder, pois essa é uma qualidade que vai muito além do poder de delegar e distribuir tarefas para seus times. Tem a ver com a capacidade de ensinar, coordenar e motivar outros profissionais, bem como  saber gerir e manter a organização do departamento e da empresa em si.

Além disso, a soft skill da liderança também se relaciona com o poder de influência social, já que a necessidade de motivação no ambiente de trabalho se torna cada vez mais relevante e necessária.

Nesse sentido, um bom líder pode usar da sua influência para manter o time bem alinhado e produtivo, mesmo em vista de possíveis adversidades.

Veja também:

Qual a sua importância na gestão de negócios?

As soft skills são consideradas tão importantes para o mercado de trabalho hoje, principalmente, porque há uma necessidade crescente de profissionais que sejam realmente dotados dessas habilidades, já que  elas são um diferencial que muitas empresas precisam em seus times, seja na gestão de projetos ou em áreas operacionais.

Com o mercado cada vez mais competitivo, a capacitação técnica e teórica, apesar de necessária para a formação de profissionais mais instruídos em suas áreas de atuação, já não é suficiente para determinar o nível de competência de um indivíduo em suas atribuições diárias dentro de uma empresa.

No que se refere à gestão de negócios, habilidades comportamentais que são adquiridas e desenvolvidas por meio  da prática são muito mais relevantes, já que elas têm um impacto direto sobre a produtividade e o alcance de resultados de maneira mais tangível.

Claro, sempre haverá espaço para planejamento e análise de informações, assim como para a busca de perspectivas mais técnicas quanto aos desafios da rotina corporativa. No entanto, a capacidade de implementar essas estratégias de maneira assertiva dependerá muito dos profissionais envolvidos.

Assim, contar com profissionais que estejam devidamente preparados para cumprir com suas responsabilidades da melhor forma possível, impacta diretamente no alcance dos objetivos de uma organização.

Qual sua contribuição para um bom líder?

Tratando-se especificamente sobre liderança, essa é talvez a soft skill mais desejada por parte dos gestores e recrutadores hoje, já que  contar com um profissional que possa realmente garantir o bom funcionamento de um time ou departamento inteiro, é um diferencial raro atualmente.

Vale ressaltar que, essa é uma soft skill que vai muito além da determinação subjetiva de qual o melhor perfil de liderança para cada caso, em vista que, dentre as muitas qualidades que já discutimos até aqui, uma delas é inseparável do perfil de um líder, que é a adaptabilidade.

Ainda por cima, outras competências intrínsecas à liderança são:

  • Saber dar feedback construtivo: Mesmo nos casos em que os resultados não sejam os melhores, um bom líder saber comunicar essas informações sem comprometer a produtividade da sua equipe;
  • Conhecer seus pontos a melhorar: Um líder também está sujeito ao erro, mas cabe a ele a proatividade de reconhecer suas falhas e buscar melhorar;
  • Pedir, delegar e fazer junto: Um bom líder não irá simplesmente dar ordens, mas sim, participará de forma ativa dos processos que são responsabilidade de sua equipe;
  • Motivação: Um líder não se resume ao papel de apenas dar feedback quando algo está errado, o reforço positivo por meio  de elogios quando os resultados são alcançados também é um fator que contribui para a motivação de todos.

Para ir além de tudo que vimos até agora, o desenvolvimento de outras soft skills como, por exemplo, a gestão de tempo, a empatia e a capacidade de incentivar o trabalho colaborativo, também são indispensáveis para um líder competente.

Existem muitas outras soft skills que são altamente valorizadas e desejadas no mercado atual, sejam elas para cargos de liderança ou para os demais. O importante é ter em mente que essas habilidades sempre serão relevantes para a construção de um profissional melhor.

Resumo: As soft skills  são habilidades adquiridas por meio  da experiência prática, ligadas às competências comportamentais de um indivíduo. Elas estão relacionadas à inteligência emocional, à assertividade na comunicação e  à  capacidade de liderar. Hoje, as soft skills são altamente valorizadas e desejadas pelos recrutadores que buscam por profissionais com potencial para se destacarem em seus cargos e áreas de atuação.

Para você que também busca desenvolver suas soft skills e encontrar seu espaço de destaque no mercado de trabalho, confira também nosso post sobre a correlação entre o MBA e a gestão de empresas.

Compartilhe agora!

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Precisa de ajuda?