Saiba como seus perfis nas redes sociais podem alavancar ou arruinar sua carreira profissional

Se você é do tipo que posta tudo nas redes sociais ou é inativo nelas, este post é para você.

compreenda a influência direta que seus perfis nas redes sociais exercem sobre sua carreira profissional, podendo impulsionar ou prejudicar sua trajetória.

Se você prestou atenção no subtítulo deste post, deve estar se perguntando: então devo fazer o quê? A resposta é simples: equilíbrio.

De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo site CareerBuilder, nenhum desses extremos é ideal (postar tudo e não postar nada) se você está procurando emprego, ou quer conquistar uma promoção profissional.

Segundo o levantamento, 70% dos entrevistadores investigam as redes sociais dos candidatos antes de contratá-los, 30% das empresas têm um funcionário responsável exclusivamente por essa checagem virtual e 50% já deixaram de contratar pessoas devido ao conteúdo postado em seus perfis. Metade também acompanha as postagens atuais de seus empregados e mais de 30% repreenderam ou demitiram um colaborador por conteúdos considerados impróprios.

Se você pensa que a melhor resposta a esses números é não fazer postagens, está enganado. Não ter uma presença online pode ser ainda mais prejudicial no atual mercado de trabalho: 57% dos empregadores afirmaram ser menos provável selecionar alguém que não pode ser encontrado em nenhuma rede social e 44% contrataram alguém devido a algo que viram em seus perfis. Mas, então, o que esses recrutadores procuram nos perfis sociais dos candidatos?

  • Informações que comprovem a qualificação para a vaga;
  • Uma persona profissional online;
  • O que as outras pessoas estão postando sobre eles;
  • Qualquer razão pela qual eles não devam ser contratados.
 

O que se deve postar? Não seja controverso: guarde suas opiniões mais polêmicas, especialmente sobre raça, gênero e religião, para uma conversa pessoal entre amigos. E pense bem antes de falar mal de alguém, pois 30% das empresas consultadas na pesquisa deixaram de contratar um candidato porque ele criticou seu antigo emprego em suas mídias sociais.

Não compartilhe informações pessoais e íntimas demais. Pense o seguinte: só compartilhe nas redes aquilo que você se sentiria confortável compartilhando no ambiente de trabalho. Cerca de 38% dos empregadores descartaram candidatos devido a posts envolvendo bebidas, drogas ou fotos e vídeos provocativos demais.

Não poste a mesma coisa em todas as redes: cada rede social tem um objetivo e um perfil próprio. Saber usar essas distinções a favor das suas ambições profissionais é fundamental.

Use o Instagram como um portfólio visual de suas conquistas e interesses, para expressar seu senso estético e criativo e para se conectar com pessoas que você admira. O X/Twitter é um bom espaço para fazer comentários relevantes sobre temas atuais na sua área e compartilhar artigos e notícias de interesse para seus colegas. No Facebook, seja casual e reforce seu caráter familiar e suas amizades, com vídeos, fotos e conteúdos que construam você como uma marca. E não se esqueça de participar de grupos profissionalmente relevantes, para não ficar de fora do que está acontecendo. Por fim, não seja aquela pessoa que só atualiza o LinkedIn quando está procurando emprego. Mantenha seu perfil constantemente ativo, com os cursos, especializações e desenvolvimento de habilidades recentes, além de conquistas profissionais e conteúdos relevantes.

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