Procura por orgânicos chega aos cosméticos

A revolução natural na indústria da beleza

explore a crescente demanda por produtos cosméticos orgânicos, revelando como essa busca por ingredientes naturais está transformando a indústria de beleza.

Os produtos orgânicos estão transitando das cozinhas para banheiros, guarda-roupas e bolsas femininas. Quando se pensa em produtos orgânicos, vêm à mente alimentos produzidos sem nenhum aditivo químico, porém são cada vez mais comuns os cosméticos orgânicos, que vêm ganhando popularidade mundial.

Você conhece ou já ouviu falar de alguém que fez hidratação capilar com abacate e amido de milho, fez esfoliação com pó de café e mel, dentre outras receitinhas caseiras que salvam mulheres e homens quando o assunto é estética? Agora é possível encontrar no mercado todos esses tipos de cosméticos orgânicos e naturais, desde produtos para cabelo e pele até esmaltes.

O que pode não estar muito claro é o que diferencia os produtos orgânicos dos naturais. A explicação é simples e pode ajudar você na compra desses produtos. Não existe lei que estabeleça a quantidade exata de matéria-prima orgânica que determinados produtos devem conter para ser considerados orgânicos, o que existe são empresas certificadoras, que, por meio de diretrizes, estabelecem a quantidade de matérias-primas necessárias em determinado produto para que ele seja classificado como orgânico ou natural.

A partir dessa análise dos produtos, a empresa certificadora classifica o produto com um selo. A empresa certificadora brasileira IBD Certificações classifica um produto como orgânico quando 95% ou mais dele é constituído por matéria-prima orgânica; os produtos classificados como feitos com ingredientes ou matérias-primas orgânicas devem conter pelo menos 70% de ingredientes orgânicos; e os produtos classificados como naturais são os que têm abaixo de 70% de ingredientes orgânicos em sua composição. Portanto, a diferença entre orgânico e natural está na quantidade de matéria-prima orgânica que existe na composição do produto.

Além dos orgânicos e naturais, muito se fala sobre os produtos veganos, diferentes dos outros por não conterem ingredientes de origem animal e nem terem sido testados em animais. De acordo com a Certificação Selo Vegano, da Sociedade Vegetariana Brasileira, os produtos veganos recebem um selo de certificação, geralmente o desenho de um animal, como o coelho, simbolizando que o produto é livre dos procedimentos que envolvem animais.

Uma rápida busca na internet mostra que hoje o preço de produtos orgânicos ainda é superior ao dos produtos não orgânicos, mas dependendo do produto, como um batom, por exemplo, a média de preço é a mesma.

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