Hard Skills e Soft Skills: o que são?

Desvendando as competências essenciais no ambiente de trabalho

compreenda a diferença entre hard skills e soft skills, explorando como essas habilidades são essenciais no contexto profissional.

Provavelmente você já ouviu falar sobre a importância de Hard Skills e Soft Skills para o crescimento profissional. Mas você sabe a diferença delas?

Os termos “Hard Skills” e “Soft Skills” são cada vez mais frequentes no ambiente corporativo. Apesar de serem bem diferentes, ambas têm importância fundamental no desenvolvimento profissional.

As hard skills são as capacitações técnicas que o profissional pode comprovar por meio de diplomas, certificados, cursos, dentre outros. Por exemplo, sua formação acadêmica é uma hard skill, assim como sua fluência em algum idioma estrangeiro, ou seu domínio em plataformas específicas, como o pacote Adobe ou Office.

As soft skills, por sua vez, referem-se às relações interpessoais. Dessa forma, não há como comprová-las por meio de documentos, mas sim pela convivência diária, já que dizem respeito às características comportamentais. Algumas das Soft Skills mais valorizadas no mercado de trabalho, de acordo com a Forbes, são:

– Habilidades de comunicação: Uma comunicação eficaz contribui muito para a convivência profissional. A clareza nas informações facilita os processos dentro de uma empresa, impactando diretamente na qualidade das entregas.

– Criatividade: Pessoas criativas e inovadoras costumam observar os prós e contras de produtos e/ou serviços, sempre pensando em como poderiam aprimorá-lo, de maneira a deixa-lo mais dinâmico, ágil e eficiente. Dessa maneira, esses profissionais tendem a propor soluções criativas e diferenciadas.

– Resiliência: A resiliência é a capacidade de se adaptar às mudanças e novos cenários. Um profissional resiliente é capaz de gerenciar crises, superar obstáculos e identificar novas oportunidades.

– Empatia: Um profissional empático é aquele que possui capacidade de compreender e se colocar no lugar do outro. O mercado de trabalho, por si só, é um ambiente de alta competitividade e, dessa forma, torna-se cada vez mais difícil encontrar pessoas que estejam dispostas a ajudar umas às outras de forma genuinamente altruísta.

– Liderança: Em um mercado de trabalho dinâmico, onde as mudanças são constantes, é essencial desenvolver habilidades de liderança, sobretudo no que diz respeito a confiança, assertividade, inteligência emocional e cooperação.

– Ética: A ética profissional é uma das competências mais valorizadas, pois representa a conduta do colaborador, sendo um dos fatores determinantes para a credibilidade do mesmo.

Existe uma frase famosa que exemplifica a relação entre hard skills e soft skills: “Você vai ser contratado pelas suas habilidades técnicas (hard skills) e poderá ser demitido pelas suas atitudes (soft skills)”.

Portanto, apesar de hard skills e soft skills serem diferentes entre si, ambas se complementam e têm uma importância significativa tanto para o período de contratação quanto para o crescimento profissional.

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