Geriatria e Gerontologia, conheça as diferenças

Geriatria e Gerontologia: 3 curiosidades que você precisa saber!

entenda as distinções entre geriatria e gerontologia e sua importância no cuidado aos idosos. geriatria e gerontologia, conheça as diferenças

Você sabe qual a diferença entre Geriatria e Gerontologia? Ambas especialidades estão diretamente ligadas ao cuidado com o idoso, no entanto, suas aplicações práticas são bem distintas entre si.

Enquanto a Geriatria é a tradicional especialidade voltada para a medicina do idoso, a Gerontologia é a ciência focada no estudo do envelhecimento e como isso nos afeta conforme vivemos nossas vidas.

Hoje, as duas profissões estão em alta, já que atualmente vivemos mais e melhor. Portanto, o cuidado com idosos se tornou uma preocupação muito mais comum e pertinente à nossa sociedade.

Neste post, vamos descobrir mais sobre essas duas especialidades, como elas se relacionam com o envelhecimento e algumas curiosidades para quem pretende ingressar nesse mercado. Vamos lá?

O que você vai ver neste post:

Boa leitura!

1. Qual a finalidade dessas especializações?

Primeiramente, para entendermos em linhas gerais o que é Geriatria e Gerontologia e como  contribuem para o cuidado com o idoso, podemos usar como exemplo as maneiras práticas como cada uma dessas especialidades é aplicada em pacientes.

Vamos começar discutindo o que faz um Geriatra de fato. Esse profissional tem um enfoque direcionado aos aspectos e fatores biológicos e psicossociais dos pacientes idosos. Sua atuação principal está ligada aos  diagnósticos e tratamentos, assim como na prevenção de doenças comuns à população mais velha, como a osteoporose, o diabetes, hipertensão, incontinência urinária, problemas com imobilidade, entre outras. 

No caso do Gerontologista, sua finalidade e atuação é mais direcionada aos cuidados paliativos, assim como na reabilitação e na ambientação de pacientes que estão adentrando a terceira idade. Assim, a responsabilidade desse especialista está na prevenção de  problemas que podem surgir durante os estágios mais avançados da vida. 

Sendo assim, apesar de suas diferenças, hoje é possível encontrar cursos de especialização que abordam tanto a Geriatria como a Gerontologia, já que ambas essas áreas de conhecimento, mesmo sendo distintas, trabalham em sincronia na busca de uma vida mais saudável e feliz durante a terceira idade.

Dessa forma, cursos de especialização em Gerontologia e Geriatria têm como sua proposta principal a formação de profissionais competentes para atuar no cuidado com pacientes idosos. 

Dentre algumas das responsabilidades relacionadas a essas especializações, podemos destacar:

  • Possibilitar uma reflexão mais profunda sobre o envelhecimento, assim como promover a valorização do idoso para a sociedade;
  • Trazer ao conhecimento de todos a atenção aos cuidados com idosos, destacando que cada paciente é um indivíduo único e que pode necessitar de tratamentos específicos;
  • Estimular a atuação de profissionais mais qualificados e mais preparados para atender às demandas da população idosa; 
  • Proporcionar à população  idosa mais qualidade de vida, assim como contribuir para a superação de desafios relacionados ao envelhecimento e à longevidade.

Veja também: 

2. Qual a contribuição da Geriatria e Gerontologia para a sociedade?

Hoje, de acordo com o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), mais de 75% da população idosa no Brasil depende do Sistema Único de Saúde (SUS), para obter o cuidado que precisa para se manter saudável e ativa.

Isso reflete a necessidade de profissionais qualificados em ambas as especialidades, para garantir que a população idosa do país tenha acesso aos serviços de saúde e ao cuidado que realmente merecem.

Assim, a contribuição dos profissionais em Geriatria e Gerontologia vai muito além do simples atendimento médico dentro de uma clínica ou posto de saúde, pois sua relevância ultrapassa o contato entre médico e paciente.

Sua participação na vida dos idosos tem a ver com a promoção de uma vida mais ativa, significativa e de superação. 

3. Por que fazer essa especialização?

Em vista do envelhecimento da população, hoje, há uma demanda crescente de profissionais devidamente capacitados nessas especialidades. 

Ser um profissional especializado lhe oferece mais destaque em comparação àqueles que possuem apenas o diploma da  graduação. Então, a especialização pode trazer mais oportunidades de crescimento para quem busca construir uma carreira mais sólida Sobretudo, como citamos no último tópico, a demanda por profissionais que estejam mais capacitados para atuar nessas áreas da saúde vem crescendo continuamente.

Ademais, há fatores sociais importantes a serem considerados também, pois além da possibilidade de alcançar o sucesso profissional, um especialista em Geriatria e Gerontologia também tem a oportunidade de contribuir de maneira significativa no cuidado com a população idosa, exercendo a empatia em uma sociedade cada vez mais acelerada que não dá a devida atenção para as pessoas que já estão na terceira idade. 

Como e onde se capacitar?

A Especialização em Geriatria e Gerontologia do Unianchieta é um curso destinado a formar profissionais competentes e dotados de todas as habilidades necessárias para atuar no cuidado ao idoso em diferentes contextos, como na organização dos modelos de assistência física, psicológica e sociocultural.

Este é um curso ideal para profissionais graduados (incluindo tecnólogos) que já atuam em vários ramos da saúde como: médicos, psicólogos, enfermeiros, gerontólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, nutricionistas, entre outros, mas que sentem a necessidade de expandir seus conhecimentos quanto ao atendimento e à saúde dos idosos.

Ao concluir o curso, o aluno estará apto a atuar  em instituições de saúde, sejam públicas ou privadas, além de participar de ações de assistência à saúde do idoso e sua família e fazer parte de equipe multidisciplinar de atenção à saúde do idoso.

Resumo: A Geriatria e a Gerontologia são especializações muito relevantes para nossa sociedade, que vem gradativamente se tornando mais idosa. Suas atuações, apesar de distintas, estão ligadas ao cuidado e à saúde do idoso.

Para você que pretende investir em uma pós-graduação ou em qualquer outro tipo de curso de especialização, é muito importante conhecer o que são as soft skills. Sendo assim, confira em nosso outro artigo tudo o que você precisa saber sobre elas e porque as soft skills são tão importantes e procuradas no mercado de trabalho de hoje.

Precisa de ajuda?