Como usar as redes sociais para sua loja vender mais?

Otimizar as redes sociais pode tornar seu negócio mais lucrativo

aprenda estratégias eficientes sobre como utilizar as redes sociais para impulsionar as vendas da sua loja, explorando táticas de marketing digital e engajamento online.

Para quem está começando um negócio, as tarefas do dia a dia já são estressantes o bastante. Deve-se pensar no planejamento de vendas, fatores financeiros, funcionários, pagamentos, fornecedores, entre muitas outras atividades. Neste primeiro momento, o investimento e o cuidado com a divulgação do seu negócio podem acabar ficando em segundo plano, mas convém lembrar que essa área pode ser decisiva para o futuro da empresa.

O pequeno empreendedor pode não ter um orçamento direcionado para divulgar seu produto/serviço, mas as redes sociais podem se tornar grandes aliadas neste processo, pois a utilização dessas redes, especialmente Facebook e Instagram, é mais fácil, intuitiva, e grande parte da população tem conta em pelo menos uma delas.

A última edição da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, mostrou que 94,2% dos brasileiros utilizaram as redes sociais para troca de mensagens de texto, voz ou imagens em 2016. Pesquisa feita pelo SPC neste ano revela que 74% dos brasileiros utilizam o smartphone para acessar a internet em alguma etapa do processo de compra.

Ter um perfil ativo e atualizado nas redes sociais é algo fundamental para quem deseja aumentar as vendas e atrair clientes, ter mais visibilidade e ser lembrado. Um dos passos iniciais é criar os perfis e elaborar um calendário promocional para o varejo, incluindo datas como Black Friday, Natal, Dia das Mães e até o aniversário da loja.

Facebook

O Facebook é a rede social mais utilizada em todo o mundo, e o Brasil fica na terceira posição no ranking de usuários ativos da plataforma. É muito importante estar onde seu cliente está, e com certeza ele estará no Facebook de alguma forma.

A criação de uma fanpage é simples e já transforma seu perfil em algo profissional e mais confiável. As dicas para aumentar as vendas por meio do Facebook são:

  • Manter relacionamento com clientes e fãs, publicando conteúdos atraentes: o ideal é produzir conteúdos relevantes para seus clientes, por isso é importante saber quem são, de que gostam, o que consomem e onde estão. Os conteúdos devem ser planejados e atraentes, gerando o engajamento dos clientes. Faça com que eles compartilhem seus posts, crie interações entre a página e os usuários, produza posts de qualidade e procure intercalar posts de produtos com outros temas relacionados ao seu produto/loja.
  • Utilizar o Marketplace: o Facebook oferece gratuitamente uma plataforma de vendas, o Marketplace. Utilizando essa ferramenta, as vendas ficam em foco, e os usuários que ainda não conhecem seu negócio podem visualizar seus produtos e se tornar clientes. Também é possível manter contato direto e rápido por meio do Messenger.
  • Publicar anúncios: se você conseguiu separar uma verba para anúncios, uma boa dica é utilizar o Facebook Ads. Com ele é possível impulsionar suas publicações no Facebook e no Instagram, para alcançar seu público específico onde quer que ele esteja. Você pode selecionar a segmentação da sua publicação por localidade, gênero, idioma, idade e interesses, investindo conforme suas possibilidades.
 

Instagram

No início de 2018, o Instagram atingiu a marca de 57 milhões de usuários ativos no Brasil e vem se consolidando também como um grande canal de vendas. Para quem vende produtos isso é ótimo, pois a rede se baseia em fotos e vídeos.

Para vender produtos pelo Instagram, é necessário ter/criar um perfil comercial na plataforma (e ter uma fanpage no Facebook também). Quando o perfil é criado, algumas opções de contato aparecem, como, por exemplo: “enviar e-mail” ou “ligar”. Assim como no Facebook, o Instagram também oferece a opção de impulsionar suas publicações de forma paga para atingir com mais precisão o seu público ideal. Essa possibilidade de patrocinar conteúdo no Instagram é feita pela mesma conta de anúncios criada para o Facebook.

No Instagram, a qualidade das fotos é indispensável. As fotos e publicações devem ter alta qualidade, mas não se apavore. É possível produzir boas fotos com câmeras e celulares, além de ser possível criar um miniestúdio de fotos (há vários tutoriais sobre esse tema no Youtube).

  • Utilize o Stories: queridinha entre os usuários, você pode utilizar a ferramenta para anunciar promoções, avisar os clientes sobre produtos novos que chegaram e se tornar mais próximo do seu público, mostrando o dia a dia da loja e bastidores.
  • Shopping do Instagram: é possível divulgar produtos diretamente no feed do Instagram. Você já deve ter visto um post um pouco diferente no seu feed: imagem, texto e link para redirecionamento a uma loja. Esse é o Instagram Shopping. A ideia é facilitar o processo de compra ao expor informações completas sobre os produtos e evitar a enxurrada de perguntas sobre preço, tamanhos, modelos ou prazos para pagamento. Além disso, esse tipo de postagem permite que clientes sejam direcionados para o site e/ou anúncio para realizarem a compra. Para utilizar essa ferramenta, é necessário que seus produtos estejam cadastrados no Facebook na aba “loja”.
 

Existem inúmeras dicas, macetes, tutoriais, recursos e possibilidades de utilização dessas plataformas. Este post foi apenas uma orientação inicial para quem está começando a divulgação da sua empresa e estava precisando de um direcionamento mais simples e objetivo.

Informe nos comentários se você quer mais dicas como estas. Esperamos por você!

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