Como usar as redes sociais para sua loja vender mais?
Otimizar as redes sociais pode tornar seu negócio mais lucrativo
Para quem está começando um negócio, as tarefas do dia a dia já são estressantes o bastante. Deve-se pensar no planejamento de vendas, fatores financeiros, funcionários, pagamentos, fornecedores, entre muitas outras atividades. Neste primeiro momento, o investimento e o cuidado com a divulgação do seu negócio podem acabar ficando em segundo plano, mas convém lembrar que essa área pode ser decisiva para o futuro da empresa.
O pequeno empreendedor pode não ter um orçamento direcionado para divulgar seu produto/serviço, mas as redes sociais podem se tornar grandes aliadas neste processo, pois a utilização dessas redes, especialmente Facebook e Instagram, é mais fácil, intuitiva, e grande parte da população tem conta em pelo menos uma delas.
A última edição da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, mostrou que 94,2% dos brasileiros utilizaram as redes sociais para troca de mensagens de texto, voz ou imagens em 2016. Pesquisa feita pelo SPC neste ano revela que 74% dos brasileiros utilizam o smartphone para acessar a internet em alguma etapa do processo de compra.
Ter um perfil ativo e atualizado nas redes sociais é algo fundamental para quem deseja aumentar as vendas e atrair clientes, ter mais visibilidade e ser lembrado. Um dos passos iniciais é criar os perfis e elaborar um calendário promocional para o varejo, incluindo datas como Black Friday, Natal, Dia das Mães e até o aniversário da loja.
Facebook
O Facebook é a rede social mais utilizada em todo o mundo, e o Brasil fica na terceira posição no ranking de usuários ativos da plataforma. É muito importante estar onde seu cliente está, e com certeza ele estará no Facebook de alguma forma.
A criação de uma fanpage é simples e já transforma seu perfil em algo profissional e mais confiável. As dicas para aumentar as vendas por meio do Facebook são:
Manter relacionamento com clientes e fãs, publicando conteúdos atraentes: o ideal é produzir conteúdos relevantes para seus clientes, por isso é importante saber quem são, de que gostam, o que consomem e onde estão. Os conteúdos devem ser planejados e atraentes, gerando o engajamento dos clientes. Faça com que eles compartilhem seus posts, crie interações entre a página e os usuários, produza posts de qualidade e procure intercalar posts de produtos com outros temas relacionados ao seu produto/loja.
Utilizar o Marketplace: o Facebook oferece gratuitamente uma plataforma de vendas, o Marketplace. Utilizando essa ferramenta, as vendas ficam em foco, e os usuários que ainda não conhecem seu negócio podem visualizar seus produtos e se tornar clientes. Também é possível manter contato direto e rápido por meio do Messenger.
Publicar anúncios: se você conseguiu separar uma verba para anúncios, uma boa dica é utilizar o Facebook Ads. Com ele é possível impulsionar suas publicações no Facebook e no Instagram, para alcançar seu público específico onde quer que ele esteja. Você pode selecionar a segmentação da sua publicação por localidade, gênero, idioma, idade e interesses, investindo conforme suas possibilidades.
Instagram
No início de 2018, o Instagram atingiu a marca de 57 milhões de usuários ativos no Brasil e vem se consolidando também como um grande canal de vendas. Para quem vende produtos isso é ótimo, pois a rede se baseia em fotos e vídeos.
Para vender produtos pelo Instagram, é necessário ter/criar um perfil comercial na plataforma (e ter uma fanpage no Facebook também). Quando o perfil é criado, algumas opções de contato aparecem, como, por exemplo: “enviar e-mail” ou “ligar”. Assim como no Facebook, o Instagram também oferece a opção de impulsionar suas publicações de forma paga para atingir com mais precisão o seu público ideal. Essa possibilidade de patrocinar conteúdo no Instagram é feita pela mesma conta de anúncios criada para o Facebook.
No Instagram, a qualidade das fotos é indispensável. As fotos e publicações devem ter alta qualidade, mas não se apavore. É possível produzir boas fotos com câmeras e celulares, além de ser possível criar um miniestúdio de fotos (há vários tutoriais sobre esse tema no Youtube).
Utilize o Stories: queridinha entre os usuários, você pode utilizar a ferramenta para anunciar promoções, avisar os clientes sobre produtos novos que chegaram e se tornar mais próximo do seu público, mostrando o dia a dia da loja e bastidores.
Shopping do Instagram: é possível divulgar produtos diretamente no feed do Instagram. Você já deve ter visto um post um pouco diferente no seu feed: imagem, texto e link para redirecionamento a uma loja. Esse é o Instagram Shopping. A ideia é facilitar o processo de compra ao expor informações completas sobre os produtos e evitar a enxurrada de perguntas sobre preço, tamanhos, modelos ou prazos para pagamento. Além disso, esse tipo de postagem permite que clientes sejam direcionados para o site e/ou anúncio para realizarem a compra. Para utilizar essa ferramenta, é necessário que seus produtos estejam cadastrados no Facebook na aba “loja”.
Existem inúmeras dicas, macetes, tutoriais, recursos e possibilidades de utilização dessas plataformas. Este post foi apenas uma orientação inicial para quem está começando a divulgação da sua empresa e estava precisando de um direcionamento mais simples e objetivo.
Informe nos comentários se você quer mais dicas como estas. Esperamos por você!