Entenda como funciona o financiamento estudantil

Financiamento estudantil: Entenda como funciona o programa

desvende o processo e os benefícios por trás do financiamento estudantil para sua educação. Entenda como funciona o financiamento estudantil

Hoje, no Brasil, já se tornou comum que instituições privadas de ensino superior ofereçam programas de financiamento estudantil, o que é uma ótima oportunidade para quem  busca por um caminho para investir em sua formação, porém,  não têm condições de pagar a mensalidade de um curso superior.

Neste post, você descobrirá como funciona o financiamento estudantil e quais são algumas das opções disponíveis de como financiar uma faculdade e garantir sua formação hoje!

O que você vai ver neste post:

Boa leitura!

 

Entenda como funciona o financiamento estudantil

O financiamento estudantil é uma alternativa que permite aos estudantes a chance de cursar o ensino superior em uma faculdade privada. Em alguns casos, ele possibilita que o pagamento da mensalidade seja feito com maior flexibilidade e em prazos mais longos ou até mesmo que os pagamentos sejam feitos somente após a conclusão do curso.

Em uma visão geral, o financiamento de faculdades sempre envolverá três partes – do estudante, da universidade e da instituição financeira.

Assim que a faculdade e o curso forem escolhidos, o estudante deve buscar por uma instituição financeira responsável pelo financiamento estudantil. Por sua vez, essa instituição se torna responsável pelo pagamento das mensalidades da faculdade escolhida.

Feito esse acordo, o estudante não mais fará os pagamentos das mensalidades para a faculdade, mas sim para a instituição financeira que foi contratada e de acordo com os termos e condições que foram estabelecidos durante a contratação do serviço.

Basicamente, o financiamento pode ser encarado como um empréstimo  ou um crédito educacional. Por meio dele, o estudante dispõe de um prazo maior para pagar por seus estudos e tem a possibilidade de começar o curso mais rapidamente.

 

Como funciona para as faculdades?

Para as faculdades, o financiamento estudantil é uma maneira de adquirir mais alunos devidamente matriculados e cursando o ensino superior. Por meio  dele, o estudante conta com o apoio de uma instituição financeira para iniciar a graduação. r Assim, a faculdade já recebe o valor referente ao curso escolhido pelo estudante, e esse assume o compromisso de pagar pelo serviço prestado diretamente à instituição financeira contratada.

Dessa forma, o financiamento de faculdades é um serviço de empréstimo ou crédito que viabiliza a chance de muitos estudantes conquistarem o seu diploma de ensino superior.

Contudo, vale lembrar que cada faculdade pode contar com pré-requisitos diferentes para que o estudante possa contratar esse serviço.

Algo que também deve ficar muito claro, é que apesar do estudante não fazer mais o pagamento das mensalidades para a faculdade em si, ele ainda tem a responsabilidade de fazer esses pagamentos diretamente para a instituição financeira que foi contratada.

Portanto, mesmo contando com o financiamento de faculdade particular, por exemplo, o estudante assume total responsabilidade em honrar com o que foi acordado durante a contratação do serviço junto à instituição financeira.

Veja também:

 

Quais os pré-requisitos para contratar o financiamento estudantil?

A maneira mais simples de como conseguir financiamento estudantil é por meio do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que é um programa governamental criado em 2001 pelo Ministério da Educação (MEC).

O programa é destinado para estudantes de baixa renda e é válido para cursos presenciais em faculdades particulares. Para solicitar o FIES, o estudante deve comprovar uma renda bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Outro pré-requisito é ter prestado o Enem (qualquer edição desde 2010) e ter obtido pelo menos 450 pontos na média geral e não ter zerado a redação.

A inscrição do FIES é feita pela internet, onde a pessoa deve responder a um questionário socioeconômico, informando dados como CPF próprio e dos demais membros da família acima de 14 anos, assim como data de nascimento e a renda bruta mensal de cada componente.

Após inserir seus dados, o candidato deve escolher, em ordem de prioridade, três cursos entre as vagas que estão disponíveis no programa. Enquanto as inscrições estiverem abertas, há ainda a possibilidade de mudar suas escolhas.

Sendo pré-aprovado, o candidato deve retornar ao site para validar suas informações e complementar qualquer outra que seja pedida pela faculdade. Feito isso, ele deve ir até ao banco para assinar o contrato do financiamento.

Ao aderir ao FIES, o estudante só pagará por seu curso depois de concluir seus estudos, em parcelas reduzidas e distribuídas em um período de tempo mais longo.

 

Quais os financiamentos utilizados pelo UniAnchieta?

Para aqueles que querem fazer sua graduação no UniAnchieta, descrevemos abaixo os meios de financiamento estudantil disponíveis para que você possa estudar e crescer com a gente.

 

FIES

Aqui no UniAnchieta, você pode utilizar o FIES para começar  a sua graduação em qualquer um dos nossos cursos.

Para se inscrever, você deve fazer o seu cadastro no site do MEC, se inscrever no processo seletivo e ao finalizar sua inscrição, você deve providenciar todos os documentos necessários.

Feito isso, você deve agendar um horário e comparecer ao Departamento de Serviço Social no Campus Central do UniAnchieta e Campus Prof. Pedro C. Fornari e iniciar seu processo de inscrição e adesão.

 

CEU

O Crédito Estudantil Unianchieta é uma iniciativa do próprio UniAnchieta para ajudar você a realizar o sonho de ter o diploma de um Ensino Superior de alta qualidade.

Por meio  do CEU, você pode estudar pagando apenas 50% do valor da sua mensalidade, e o  restante você paga somente após o término do seu curso.

Ou seja, você paga apenas metade das mensalidades e a outra metade você tem o dobro do tempo do seu curso para acertar.

Resumo: O financiamento estudantil é uma opção para estudantes de baixa renda que querem  conquistar o tão sonhado diploma do ensino superior. Por meio  do financiamento estudantil, o estudante tem a oportunidade de fazer o pagamento de suas mensalidades de maneira mais flexível e somente após ter concluído o curso.

Venha garantir o seu futuro acadêmico com o UniAnchieta, saiba mais sobre nossos meios de financiamento estudantil e garanta já a sua vaga no curso do seus sonhos!

Compartilhe agora!

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Precisa de ajuda?