Quando se pensa em divulgar ao mercado de trabalho a experiência acumulada, logo vem à mente o tão utilizado currículo. Porém, em alguns segmentos profissionais é necessário organizar essa experiência por meio de um compilado de itens e arquivos a que o recrutador poderá ter acesso.
O portfólio é um pacote de informações sobre seu trabalho. Pode ser impresso e arquivado em uma pasta, ser armazenado em pendrive, estar em uma página da web, plataformas online ou qualquer outro suporte.
Trouxemos dicas sobre como montar um portfólio de boa qualidade, além de torná-lo atrativo para os recrutadores. Confira:
Escolha o formato Não existe um modelo de portfólio ideal; é necessário avaliar que modelo responde melhor às suas necessidades. Em primeiro lugar, identifique o que você quer mostrar e defina o formato de sua preferência:
Portfólio impresso: compilado dos melhores trabalhos, tem a vantagem de dar mais destaque às experiências, dando maior impressão de realidade. A desvantagem é que dificulta a análise da experiência pelo recrutador antes da entrevista.
Portfólio online: facilita o compartilhamento com qualquer pessoa. A vantagem é poder escolher entre variados meios e recursos (blog, página web, site de fotos, etc., incrementados com vídeos ou animações). A desvantagem é não poder apresentá-lo se você não tiver um dispositivo ou conexão com a internet.
O que incluir? Se você tiver muita experiência, é difícil escolher entre tantas alternativas. Aqui, podemos fazer um paralelo com o tradicional currículo: crie um portfólio direcionado, ou seja, identifique os trabalhos que podem interessar a uma determinada empresa e faça um compilado coerente.
Mostrar diversidade é importante. Não é necessário inserir vários exemplos com as mesmas características . Mostre que você pode atender a múltiplas exigências. A exceção ocorre nos casos em que você seja especialista em um determinado campo de atuação e deva evidenciar isso.
Inclua informações quantitativas e certificados no seu portfólio. Incluir gráficos que demonstrem suas conquistas anteriores é bom: aumento das vendas, investimento em inovação, interações nas redes sociais, etc.
Como organizar os trabalhos? Já sabe como vai organizar suas experiências? Essa parte varia muito de acordo com a sua profissão.
Ordem cronológica: Ideal para mostrar a sua evolução profissional. Normalmente, os últimos trabalhos são mostrados primeiro e costumam ser melhores do que os do começo da carreira.
Categoria: Se as suas experiências ficam mais organizadas por categorias específicas, organize dessa forma. Este modelo é ideal para quem trabalha com design e para os que desenvolveram sua trajetória em diferentes segmentos.
Temática: Permite segmentar as habilidades de uma forma mais específica. Fotógrafos podem ter suas imagens bem organizadas desta forma; o modelo também serve a quem queira mostrar excelência em cada etapa de um mesmo processo.
Fechando a conta Após montar seu portfólio, não se esqueça de revisá-lo. Coloque todos os seus dados para contato de forma clara e visível. Convém ainda fazer um pequeno resumo de suas habilidades e exibir no começo do documento.
O importante em um portfólio é a qualidade das informações, sua formação e suas experiências. A graduação é importante para o sucesso profissional, além de dar mais relevância a seu portfólio.
Esperamos que estas informações ajudem você a organizar um excelente modelo de apresentação dos seus melhores trabalhos!