21 maiores erros de perfil no Linkedin sob o olhar de uma headhunter

Dicas para aprimorar sua presença online e destacar-se profissionalmente

obtenha insights valiosos sobre os 21 maiores erros de perfil no LinkedIn, analisados sob a perspectiva de uma headhunter, para otimizar sua presença profissional na plataforma.

É claro que eles ainda contam muito, mas, devido ao crescimento do mundo digital, novas formas de alcançar visibilidade no mercado surgiram e agora podem fazer a diferença em sua contratação.
O LinkedIn é uma rede social de negócios onde muita gente faz networking e atualiza suas informações profissionais. É um ambiente importante tanto para quem está procurando emprego quanto para quem está procurando empregados.
Muitas pessoas perdem oportunidades por cometerem erros em seu perfil no LinkedIn. Infelizmente isso é bem mais comum do que deveria ser. Por isso, preparamos uma lista com os principais erros cometidos para que você fique longe deles.

Confira a seguir os 21 maiores erros de perfil no LinkedIn sob o olhar de uma headhunter!

1 – Adicionar pessoas de forma aleatória
Se você sair por aí adicionando pessoas sem qualquer tipo de estratégia ou planejamento, pode acabar parecendo desesperado e sem foco. Pense bem nos seus objetivos e em quem fará um bom papel em seu networking quando for solicitar uma nova conexão.

2 – Informar sobre sua vida pessoal
Quem acessa o LinkedIn não quer saber de sua vida pessoal. Eles desejam conhecer o seu histórico profissional, suas habilidades e experiências acadêmicas. Deixe para postar sobre a vida pessoal em suas outras redes sociais, como Facebook.

3 – Deixar o resumo em branco
Aproveite cada espaço que tiver para escrever sobre todas as coisas relevantes de sua carreira. É importante impressionar os visitantes logo de cara, com um texto objetivo e simples, mas completo.

4 – Divulgar perfil incompleto
Certifique-se de que o seu perfil esteja todo preenchido e bem completo antes de começar a enviar o seu link ou adicionar contatos. Lembre-se de que a primeira impressão é a que mais conta nesses casos.

5 – Limitar informações
Não faça como a maioria. Cite mais do que títulos ou nomes, explique suas atividades, o que o cargo exigia de você, enfim, quanto melhor você vender o seu peixe mais pessoas irão se interessar!

6 – Visualizar constantemente o perfil de alguém
Se você precisar, por qualquer razão, visualizar com frequência o perfil de alguém, não faça isso de qualquer jeito e sem estar no modo privado. A pessoa saberá que você está desesperadamente checando a sua página e poderá ficar com um pé atrás.
Entre em Configurações e Privacidade e escolha a opção para que seu perfil fique no modo privado. Assim as pessoas não saberão das visitas constantes ao perfil delas.

7 – Não aproveitar a opção do blog
Não ignore a plataforma disponibilizada para ter o seu blog e publicar conteúdos que chamem atenção de suas conexões. Escolha fazer suas postagens pelo link publicar em vez de Compartilhar Atualização.

8 – Escolher a foto errada ou não ter foto
Quem visualiza o seu perfil quer ter uma conexão maior com você e o conteúdo publicado. É por isso que os currículos e perfis com fotos têm mais chances de serem considerados.
Não deixe de colocar uma imagem sua, mas não enfeite muito e não escolha imagens com outras pessoas ou muitos detalhes alheios.

9 – Não pedir recomendação
Possuir uma boa recomendação de terceiros em seu perfil é um ponto muito atrativo às conexões. Por isso não tenha medo de solicitar um texto de recomendação de alguém que tenha trabalhado com você. Mas atenção: não peça recomendação de parentes.

10 – Aparentar desespero
Não “implore” para ser contratado ao utilizar termos e frases sensacionalistas. Deixe que as pessoas se interessem por você pelas qualidades e habilidades descritas.

11 – Perfil duplo
Não tenha dois perfis sobre você. Se criou um novo, apague o anterior. Ter dois pode gerar problemas, passando a impressão de que você indica o perfil de acordo com quem quer lhe contratar, por exemplo.

12 – Informações divergentes
Tenha certeza de que seu currículo offline contém as mesmas informações do seu perfil no LinkedIn. Caso contrário, as pessoas poderão desconfiar do que está sendo informado.

13 – Menosprezar experiências antigas
Não ignore os seus empregos antigos e os trabalhos voluntários, mesmo que eles não tenham nada a ver com sua área atual.

14 – Não se comunicar com as conexões
Não use suas conexões de enfeite. Compartilhe atualizações com elas, participe de grupos, interaja sempre que puder. É assim que o networking começa.

15 – Mostrar que ainda está no emprego atual
Se você está procurando um emprego novo, aproveite as opções de privacidade para evitar que saibam que você está ativo em um emprego ou que um de seus parceiros tem problema com alguma conexão sua.

16 – Insistir em quem não aceita seus convites
Se uma pessoa não aceitar o seu convite para conexão, não mande mensagens ou insista mais. Siga em frente.

17 – Relação errada com as conexões
Não demore para responder mensagens e pense muito bem antes de escrever algo para alguém. Faça com que o conteúdo do seu texto seja relevante.

18 – Usar clichês como características
Evite utilizar termos clichês e genéricos como “sou uma pessoa motivada”. Procure especificar suas experiências e as características que te definam como profissional.

19 – Publicar comentários maldosos
Não comente coisas pejorativas ou negativas sobre outros perfis, pois isso pode pesar e desgastar a sua imagem no final das contas. Lembre-se de que seu perfil está disponível para ser visto por pessoas que podem lhe contratar. Nem sempre você tem a chance de esclarecê-las sobre o conteúdo de determinada postagem.

20 – Questionar quem visualiza seu perfil
Não questione (de forma positiva ou negativa) as pessoas que visualizarem seu perfil. Se elas tiverem alguma coisa a falar para você, deixe que sejam elas a mandarem a mensagem.

21 – Soar arrogante
Ninguém se simpatiza por pessoas que se acham demais. Procure escrever sobre você de forma realista, contando fatos e sem floreios. Mantenha a confiança e segurança, mas não deixe de ser humilde.

Atente-se às dicas e não deixe de aproveitar as grandes oportunidades que o LinkedIn oferece para a sua vida profissional!

Compartilhe agora!

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
Precisa de ajuda?